Viaturas eléctricas dão volta ao Planeta e evitam 4,5 ton de emissão de CO2

Mobilidade elétrica da SIMARSUL reduz pegada de carbono da empresa atravês da distância já percorrida pelas viaturas, equivalente a uma volta ao planeta, evitando a emissão de 4,5 ton de Dióxido de Carbono (CO2).

Na Semana da Energia Sustentável da UE (EUSEW 2019) que decorre de 17 a 21 de junho relembramos o contributo da SIMARSUL para alcançar os objetivos previstos na implementação do PEPE - Plano de Eficiência e Produção de Energia do Grupo AdP, para o período 2017-2020.  Entre outras medidas alcançadas na promoção da eficiência energética e da mobilidade elétrica, destaca-se o contributo das viaturas 100% elétricas da SIMARSUL para reduzir a pegada de carbono da empresa através da redução da emissão de gases com efeitos de estufa, em particular o CO2.

Até à presente data foram já percorridos cerca de 37.100Km, o que permitiu evitar 1600 l de gasóleo e 4,5 ton de Dióxido de Carbono por via da queima de gasóleo (CO2).

De um conjunto de indicadores associados à mobilidade elétrica da SIMARSUL desde o seu início (início do ano de 2018) até ao momento atual e com base nos carregamentos registados na plataforma on-line da Mobi-e, destacam-se entre outros, num balanço ambiental, os seguintes.

  • Nº de Postos de Carregamento da SIMARSUL: 8;
  • Nº de viaturas Operacionais 100% elétricas: 8;
  • Nº de viaturas Não-Operacionais Hibridas: 1;
  • Nº de carregamentos registados: aprox. 300;
  • Distância percorrida a partir da energia registada: 37.100km, aproximadamente uma volta à Terra pelo Ecuador;
  • Gasóleo evitado a partir da energia registada: 1600 l;
  • Dióxido de Carbono evitado por via da queima do gasóleo: 4,5 ton (CO2);
  • Dados recolhidos entre 19/01/2018 e 27/05/2019 com base nos carregamentos registados na plataforma online da Mobi-e das viaturas elétricas da SIMARSUL nos seus postos das ETAR de Quinta do Conde, Seixal e Barreiro/Moita, noutros postos de carregamento de empresas do Grupo AdP e nos postos da rede pública da Mobi-e.

Juntos fazemos diferente, protegemos o Ambiente!

 

Desempenho ambiental a SIMARSUL contribui para Semana da Energia Sustentável da UE

A mobilidade elétrica, a utilização de biogás para autoconsumo na SIMARSUL, entre outras medias  foram reconhecidas como boas práticas no setor da energia e ambiente num conjunto de ações registadas nos dias de energia da União Europeia, nomeadamente o "Prémio Selo Verde".

No âmbito da EUSEW 2019, a Agência Nacional de Energia de Portugal (ADENE) e a Rede de Agências Energéticas e Ambientais (RNAE)  coordenaram um conjunto de Dias de Energia promovidos por municípios portugueses, associações municipais e agências de energia com o objetivo de aumentar a conscientização sobre eficiência energética e energia renovável em Portugal.

O Prémio "Selo Verde" é uma iniciativa do município de Setúbal que visou reconhecer as entidades locais que adotam boas práticas nos domínios do ambiente e energia, nomeadamente Escolas; Associações; Conselhos paroquiais, empresas e entidades.

Neste evento, o município de Setúbal e a ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida reconheceram os comportamentos daqueles que adotam boas práticas nos campos da energia e do ambiente. Do conjunto de participantes premiados com o Selo Verde, a SIMARSUL obteve a pontuação mais alta!

 

Sobre a Semana da Energia Sustentável da UE e o lema de 2019 "Moldar o futuro energético da Europa": ler mais aqui.

Sobre os dias de Energia da UE e a atribuição dos prémios Selo Verde: ler mais aqui e aqui.