SIMARSUL sensibiliza alunos da Moita sobre a importância das Zonas Húmidas e do saneamento para preservação dos ecossistemas

Alunos da Moita sensibilizados para a importância das Zonas Húmidas e o contributo do saneamento para o futuro da água e a preservação dos ecossistemas.

Para assinalar o Dia Internacional das Zonas Húmidas a SIMARSUL sensibiliza esta semana cerca de 60 alunos e professores do 12º ano da Eco-Escola Secundária da Moita, sobre a importância das zonas húmidas existentes em Portugal e a necessidade  de ser garantida a água para estes ecossistemas decisivos na regulação do ciclo hidrológico e na proteção da biodiversidade.

A ação de sensibilização na forma de Bioblitz da SIMARSUL  é promovida no âmbito das ações do Eco-Concelho da Eco-Escola de que a SIMARSUL faz parte, e terá lugar da parte da manhã no dia 4 de fevereiro na zona das salinas na Moita e a Praia do Rosário, para dar a conhecer as aves do estuário e as plantas do sapal, assim como  a importância da atividade do saneamento para a preservação dos ecossistemas e massas de água da região.

Investir na proteção e divulgação da Biodiversidade

Ao longo de mais de uma década, os investimentos realizados no âmbito do tratamento de águas residuais na Península de Setúbal contribuíram para a preservação dos ecossistemas – e dos quais dependem a sobrevivência de muitas espécies. Com estas ações pretende-se sensibilizar para a necessidade de preservar a biodiversidade e os seus habitats, numa região onde se situam para além dos dois maiores estuários de Portugal – o Sado e Tejo, reservas naturais e de elevado valor ambiental, incluindo três Zonas Húmidas de Importância Internacional, o Parque Marinho José Saldenha e o Parque Natural da Arrábida.

A zona ribeirinha da Moita, maioritariamente classificada como Reserva Ecológica Nacional e parte do património natural do Estuário do Tejo, e as suas antigas salinas, sapais, caniçais e lodos envolventes são um exemplo dessa importância, nomeadamente o Sítio das Marinhas e as suas áreas húmidas circundantes que albergam uma diversidade de espécies e aves que se podem também avistar na proximidade do centro de interpretação ambiental.

O tratamento e valorização da água residual  são parte da solução para a sustentabilidade futura do recurso água, necessária às zonas húmidas e consequente equilíbrio e preservação dos ecossistemas e Biodiversidade.