SIMARSUL celebra Dia Mundial do Saneamento em Alcochete com exposição Itinerante

Alcochete recebe a Exposição "Superamigo - Lixo no Esgoto, não!" 

A SIMARSUL reconhece a importância que a educação ambiental desempenha na preservação do planeta e no combate às alterações climáticas, através de uma educação climática transformadora, para a qual contribuem atividades que promovam o desenvolvimento sustentável e uma maior consciência pública sobre a necessidade de valorizar a água, preservar a natureza e os recursos do Planeta, e sem os quais a Humanidade não pode sobreviver.

Nesse âmbito e em estreita articulação com os Municípios da área de intervenção da SIMARSUL, a empresa prossegue com o desenvolvimento local da campanha de sensibilização ambiental “Superamigo – Lixo no esgoto, Não! atravês da sua exposição que estará patente ao público, em parceria com o Município de Alcochete, no átrio da Biblioteca  Municipal de Alcochete até ao dia 9 de dezembro. A ação será complementada com suportes de informação e de conteúdos digitais da campanha que sensibilizam para os problemas causados pela colocação indevida de resíduos no esgoto, nomeadamente os entupimentos na rede e a dificuldade dos próprios processos de tratamento das águas residuais.   

 

Sessões de Sensibilização nos Conselhos de Eco-escolas da região  

Em outubro e novembro  a SIMARSUL participa dos Concelhos das Eco-escolas dos agrupamentos de Escolas da Moita e Sampaio respetivamente, em parceria com os municípios e outras entidades, para contribuir e incentivar ações e trabalhos desenvolvidos e a desenvolver pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade,  sensibilizando para a adoção de comportamentos mais sustentáveis, nomeadamente para a necessária valorização da água e ao nível da colocação indevida de objetos pela sanita, promovendo assim a boa utilização dos sistemas de saneamento para garantir a saúde pública e a proteção dos ecossistemas, no âmbito das temáticas  do ano letivo para a preservação e regeneração da Biodiversidade.

 

Sobre o dia Mundial do Saneamento 

O dia foi implementado através da Resolução 67/291 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas, a 24 de julho de 2013.

Assinalado anualmente a 19 de novembro, esta data traduz uma preocupação humanitária pela defesa dos direitos do indivíduo, nomeadamente no acesso ao saneamento básico, de forma a atingir o 6.º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS6), que procura atingir saneamento básico para todos até 2030.

A campanha deste ano lança o desafio “Making the invisible visible" e explora a forma como sistemas de saneamento inadequados espalham os resíduos humanos pelos rios, lagos e solos, poluindo os recursos hídricos subterrâneos. O saneamento gerido com segurança protege as águas subterrâneas da poluição.

#WORLDTOILETDAY  @UN_Water  https://www.un.org/en/observances/toilet-day