SIMARSUL celebra Dia do Ambiente com a Comunidade

Ações de Educação Ambiental da SIMARSUL na Comunidade celebram Dia Mundial do Ambiente

A SIMARSUL reconhece a importância que a educação ambiental desempenha na preservação do planeta e no combate às alterações climáticas, através de uma educação climática transformadora, para a qual contribuem atividades que promovam o desenvolvimento sustentável e uma maior consciência pública sobre a necessidade de preservar a natureza e os recursos do Planeta, e sem os quais a Humanidade não pode sobreviver.

Nesse âmbito e em estreita articulação com os Municípios da área de intervenção da SIMARSUL, a empresa prossegue com o desenvolvimento local da campanha de sensibilização ambiental “Superamigo – Lixo no esgoto, Não! atravês da sua exposição que estará patente no mês de junho na  Moita, no átrio da Piscina de Alhos Vedros e nos mercados municipais da Moita e da zona sul da Baixa da Banheira, reforçando a mensagem da campanha  junto da população com a distribuição de um marcador de livro da campanha

Complementarmente, no dia 1 e 4 de junho, a SIMARSUL promove uma ação online de sensibilização ambiental e uma visita guiada virtual à ETAR do Barreiro/Moita, por videoconferência, para os alunos do 8º ano da Escola Básica da Quinta da Lomba, no Barreiro.

Sobre o Dia Mundial do Ambiente

O Dia Mundial do Ambiente foi instituído pela Assembleia Geral da ONU - Organização das Nações Unidas, no dia e 15 de dezembro de 1972, ao adotar a Resolução 2994 designando o dia 5 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente durante a Conferência de Estocolmo. Foi a primeira vez que se organizou uma Conferência das Nações Unidas para falar sobre o meio ambiente com o objetivo principal de sensibilizar a população mundial a implementar práticas que ajudem a preservar o meio ambiente.

Como forma de assinalar este dia, todos os anos a ONU lança um tema que chama a atenção para uma preocupação ambiental urgente. Estas temáticas servem de ponto de partida para o desenvolvimento de várias ações de celebração do Dia Mundial do Ambiente. Em 2021 o tema oficial  é A Restauração de Ecossistemas”  para aumentar a consciencialização sobre a importância da aproximação do ser humano ao meio ambiente. Será também lançada a «Década para a Restauração dos Ecossistemas, 2021 - 2030», uma iniciativa da ONU.