SILICA a patente de invenção nacional da SIMARSUL

Celebra-se hoje, a 21 de abril, o Dia Mundial da Criatividade e da Inovação oficializado desde 2017 pelas Nações Unidas #WorldCreativityDay para aumentar a consciencialização sobre o papel da criatividade em todos os aspetos do desenvolvimento humano, nomeadamente para o desenvolvimento sustentável a nível social e económico. É uma iniciativa que acredita na importância do pensamento multidisciplinar criativo, tanto a nível individual como coletivo, para encontrar soluções para problemas globais, em particular os que dizem respeito às metas do desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.

A promoção da Inovação na empresa está sustentada na visão estratégica da SIMARSUL, promovendo a valorização dos trabalhadores/as e dos seus clientes e acionistas, sendo objetivo inovar nas várias vertentes, ou seja, nos seus serviços e nos seus processos de gestão interna.

A atividade da SIMARSUL assenta na conceção, construção, operação e manutenção de infraestruturas de cariz tecnológico, pelo que se torna importante, não só o acompanhamento dos desenvolvimentos tecnológicos associados ao tratamento de águas residuais, mas também a procura contínua de otimização da gestão operacional, a integração de novos sistemas de informação e a gestão de energia.

Existe assim uma aposta clara no envolvimento de todos os trabalhadores como potencial génese de criação de inovação, através da geração de ideias que posteriormente são analisadas e capitalizadas em benefício da eficácia e da eficiência da SIMARSUL.

Neste âmbito merece destaque a titularidade da patente de invenção nacional SILICA atribuída à SIMARSUL. O SILICA - Sistema de limpeza automática de caleiras de decantadores circulares - é um sistema de limpeza de caleiras de decantadores circulares, com aplicação no domínio do tratamento de águas residuais urbanas, visando a realização de forma automática e sem recurso à presença humana, da limpeza das caleiras, evitando a degradação da qualidade da água tratada devido ao desprendimento de biofilme e algas que crescem nas caleiras. Deste modo, eliminam-se os riscos de segurança presentes quando a atividade de limpeza de caleiras é realizada por operadores.

O invento é da autoria do trabalhador Marcelino Candeias e é constituído por um conjunto de escovas revestidas, montadas em vários braços autoajustáveis por meio de contrapesos, molas e outros sistemas de ajuste, o  que possibilita a limpeza contínua das caleiras minimizando a acumulação de microrganismos/biofilme e algas, evitando a degradação da qualidade da água tratada aquando da sua limpeza pontual ou desprendimento.

A patente foi atribuída de forma definitiva pelo INPI  - Instituto Nacional da Propriedade Industrial a 09/07/2021 com o número 107392, estando a SIMARSUL registada como titular da patente e o trabalhador Marcelino Candeias registado como inventor.

Visando a concretização da Agenda de Inovação das empresas do Grupo Águas de Portugal, de que a SIMARSUL  faz parte, bem como a harmonização e aceleração dos processos de Inovação, a Visão Estratégica do Grupo define também a Inovação como um dos seus pilares.

A inovação é essencial para a gestão circular do recurso água, indispensável à vida e centrada na geração de valor rumo a um futuro mais sustentável que possa contribuir decisivamente para a estratégia da ApR - Água para Reutilização, para a descarbonização do ciclo urbano da água, para o Pacto Europeu para o Clima e para o bem-estar das gerações futuras.