Selo Verde e outras iniciativas no dia Dia Mundial do Ambiente

Dia Mundial do Ambiente - Tema 2019  “Combata a Poluição do Ar”  

O Dia Mundial do Ambiente celebra-se a 5 de junho e foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972 com o objetivo de incentivar a consciência mundial para atuar na defesa do meio ambiente, servindo de mote a um conjunto de atividades promovidas no mês de junho que sensibilizam para o uso eficiente dos recursos, para a valorização dos resíduos e para a preservação da fauna e flora.  É a oportunidade para que todos percebam a sua responsabilidade na preservação do planeta e se poderem tornar agentes de mudança.

Muitas são as atividades desenvolvidas na SIMARSUL no âmbito das celebrações deste dia, destacando-se, entre outras:

 

  • SIMARSUL recebe Selo Verde

A SIMARSUL recebeu  no dia 5 de junho, no Parque do Bonfim em Setúbal, o SELO VERDE verde pelo seu desempenho ambiental. A cerimónia contou com a presença de representantes de diversas entidades, escolas, juntas de freguesias e empresas candidatas ao projeto, assim como dos promotores do projeto - a Câmara Municipal de Setúbal e a ENA - Agência de Energia e Ambiente da Árrabida .

No filme da cerimónia foram destacados exemplos de algumas boas práticas ambientais por entidade, tendo sido evidenciadas as viaturas elétricas da SIMARSUL e a utilização do biogás para autoconsumo.  Continuar a ler aqui

 

 

  • Jornadas da ESTBarreiro/IPS recebem caso prático da SIMARSUL sobre "Potencialidades da Biotecnologia no tratamento de águas residuais"

No âmbito das “VI Jornadas de Biotecnologia/II Jornadas de Engenharia Biológica e  Química” da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Instituto Politécnico de Setúbal (ESTBarreiro/IPS) teve  lugar no dia 5 d ejunho pelas 14h45, no campus do Barreiro do IPS, a apresentação da SIMARSUL "Potencialidades da Biotecnologia no tratamento de águas residuais" no âmbito dos casos práticos sobre utilização das Ciências Biológicas e Químicas ao serviço do ambiente.

Mais informação aqui: http://jbt.estbarreiro.ips.pt

 

 

  • O contributo da SIMARSUL para prevenir a poluição do AR…

O tema de 2019 do Dia Mundial do Ambiente sensibiliza para a necessidade de combater a poluição do ar, as suas principais fontes de poluição e os contributos que todos podem dar para o seu combate e prevenção.  Conheça aqui as fontes de poluição do ar e as medidas para o seu combate:

https://www.worldenvironmentday.global/pt-br/voce-sabia/tipos-de-poluicao

https://www.worldenvironmentday.global/pt-br/faca-parte/guias-praticos

A SIMARSUL ao assegurar o tratamento de águas residuais na Península de Setúbal contribui também para a retenção do gás metano, que se formaria se o efluente não fosse tratado, e produzindo biogás para produção de energia elétrica.

 

 

  • Bioblitz Alcochete  conhecer e registar as espécies no dia 29 junho

Integrado no programa dos Bioblitz da SIMARSUL na Península de Setúbal, o próximo Bioblitz realiza-se em Alcochete, no Sítio das Hortas, evento a não perder…Reservem desde já a data nas vossas agendas. 

 

 

  • Visitas às ETAR

Foram realizadas diversas visitas às ETAR do Barreiro/Moita, Cucena e Quinta do Conde, num total de cerca de 290 visitantes do 2º e 3º ciclo de ensino e  alunos universitários.

 

 

  • Sensibilização escolar para o valor da água

Foram realizadas no dia 27 de maio duas sessões de sensibilização em sala, para cerca de 30 alunos da Escola Preparatória do Bocage, sobre o ciclo urbano da água, o contributo da SIMARSUL para a preservação ambiental dos ecossistemas da região e o valor da água, as boas práticas ambientais e o combate ao lixo marinho.