Saudação às trabalhadoras reforça defesa da Igualdade do Género no Dia Internacional da Mulher
SIMARSUL saúda trabalhadoras no Dia Internacional que lhes é dedicado e reforça defesa da Igualdade do Género
Para assinalar os cento e doze anos da proclamação do Dia Internacional da Mulher - a 8 de Março - nomeadamente o seu significado acrescido pelos crescentes desafios que a sociedade enfrenta, a SIMARSUL saudou todas as suas trabalhadoras com a oferta simbólica de uma flor no decorrer deste dia.
Além de relembrar a defesa histórica pela emancipação económica, social e política das Mulheres, consagrada pela data, a iniciativa visou reforçar a importância e o compromisso da SIMARSUL na defesa da Igualdade de Género.
DIA 8 DE MARÇO ASSINALA A EMANCIPAÇÃO DA MULHER
No dia 8 de março de 1857 as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia, para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se deu um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, na 2ª Conferência Internacional de Mulheres, realizada em Copenhaga, foi decidido, conforme proposto por Clara Zetkin, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o dia 8 de março como "Dia Internacional da Mulher". Desde essa data, a sua consagração marcou uma nova etapa da luta das mulheres de todo o mundo pela sua emancipação económica, social e política.
O QUE SE PRETENDE COM A CELEBRAÇÃO DESTE DIA
Historicamente ligado ao movimento revolucionário, que o proclamou e assumiu como um dia de luta das mulheres trabalhadoras, a nível mundial pretende-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever limitações e preconceitos que vêm sendo impostos à mulher.
O NOSSO COMPROMISSO PARA A IGUALDADE DO GÉNERO
O Plano para a Igualdade de Género estabelecido na SIMARSUL e no Grupo AdP reforça e reconhece a importância e a mais-valia de uma participação equilibrada dos homens e das mulheres nas atividades profissionais bem como na vida familiar, pretendendo dar o seu contributo ativo para a implementação das melhores práticas de promoção da igualdade na sociedade, através do qual se visa promover um maior equilíbrio entre a vida profissional, pessoal e familiar de todos os seus trabalhadores/as, designadamente uma efetiva igualdade entre homens e mulheres e para uma cidadania plena; a realização de escolhas livres em todas as esferas da vida; uma melhor gestão do tempo profissional e pessoal; o aumento da satisfação pessoal com repercussão positiva na produtividade; a diminuição do absentismo e um melhor clima dentro da organização.