Saudação no Dia Internacional da Mulher pela defesa da Igualdade de Género

Celebra-se, a 8 de março, o Dia Internacional da Mulher. Pelo seu significado e pelos crescentes desafios que a sociedade enfrenta e que requerem o esforço e empenho acrescidos de todos no combate e prevenção do contágio por Covid-19, felicitam-se todas as trabalhadoras pelo significado deste dia.

Apesar de não ser possível assinalar este dia com o simbolismo material habitual, reforçamos a importância e o empenho atribuídos à defesa da Igualdade de Género.

A SIMARSUL reconhece a importância e a mais-valia de uma participação equilibrada dos homens e das mulheres nas atividades profissionais bem como na vida familiar, e pretende dar o seu contributo ativo para a implementação das melhores práticas de promoção da igualdade na sociedade. Neste âmbito a empresa  aprovou o  Plano de Igualdade de Género 2021, através do qual se visa promover um maior equilíbrio entre a vida profissional, pessoal e familiar de todos os seus trabalhadores/as, designadamente:

•   Uma efetiva igualdade entre homens e mulheres e para uma cidadania plena;
•    A realização de escolhas livres em todas as esferas da vida;
•    Uma melhor gestão do tempo profissional e pessoal;
•    O aumento da satisfação pessoal com repercussão positiva na produtividade;
•    A diminuição do absentismo;
•    Um melhor clima dentro da organização.

 

«Sobre o Dia Internacional que assinala a emancipação da Mulher»

No dia 8 de março de 1857 as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia, para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se deu um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, na 2ª Conferência Internacional de Mulheres, realizada em Copenhaga,  foi decidido, conforme proposto por Clara Zetkin,  em homenagem àquelas mulheres, comemorar o dia 8 de março como “Dia Internacional da Mulher”. Desde essa data, a sua consagração marcou uma nova etapa da luta das mulheres de todo o mundo pela sua emancipação económica, social e política.

Historicamente ligado ao movimento revolucionário, que o proclamou e assumiu como um dia de luta das mulheres trabalhadoras, a nível mundial pretende-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever limitações e preconceitos que vêm sendo impostos à mulher.

 

«Sobre a Política de Igualdade de Género»

A conciliação da vida profissional, familiar e pessoal é uma das prioridades estabelecidas pela Comissão Europeia, na âmbito da igualdade entre homens e mulheres, existindo atualmente um grande enfoque neste tema a nível nacional. Em Portugal, foi definida a Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 20I8-2030 – Portugal + Igual, tendo sido definido um plano de ação para a igualdade entre mulheres e homens, com objetivos, medidas concretas e respetivos indicadores.

O Grupo Águas de Portugal estabeleceu uma Política de Igualdade de Género alinhada com esta estratégia, à qual a SIMARSUL vem dando resposta através da implementação de medidas tendentes a alcançar uma efetiva igualdade de tratamento e de oportunidades entre homens e mulheres. O desafio da conciliação deve ser encarado de forma responsável e estruturada pelas organizações, pois só assim será possível atrair e reter talento que permitam enfrentar os desafios da sociedade no futuro próximo.