Resultados do projeto SARS Control

A eficiência de remoção da carga do vírus responsável pela COVID-19 nos processos de tratamento das águas residuais em ETAR é uma das conclusões mais relevantes do projeto de investigação SARS Control. 

O consórcio responsável pelo projeto, envolvendo o Grupo Águas de Portugal, de que a SIMARSUL faz parte, a Universidade de Lisboa e a Universidade do Minho, apresentará os resultados a 31 de março, numa sessão online.

Contribuir para um melhor conhecimento da eficácia das barreiras sanitárias existentes nas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) e para o desenvolvimento de processos de monitorização adequados eram os principais objetivos do projeto de investigação SARS Control, que procurou compreender a dinâmica do comportamento do vírus SARS-CoV-2, responsável pela COVID-19, ao longo das linhas de tratamento de águas residuais urbanas (fase líquida e fase sólida).

Iniciado em dezembro de 2020, com apoio financeiro do FEDER através do programa Compete 2020, o projeto SARS Control desenvolveu as suas atividades em sete ETAR de grande dimensão, localizadas em diferentes zonas do país (Lisboa, Vila Nova de Gaia, Algarve, Setúbal, Leiria e Guimarães), que representam mais de 20% da população portuguesa. 

Relativamente à região da península de Setúbal, a SIMARSUL integrou o projeto com a ETAR do Seixalinho que tem uma capacidade instalada para tratar um equivalente populacional de 64.500 hab. eq., ao qual corresponde um caudal médio de 14.400 m3/dia. Esta ETAR serve os municípios do Montijo e de Alcochete.  O nível de tratamento instalado é terciário dado que dispõe de desinfeção final, estando a ETAR também dotada de um sistema de desodorização.

Durante oito meses, foi realizada a monitorização regular de SARS-CoV-2 nas águas residuais e a caracterização do perfil comportamental do vírus (aferido pela quantificação do material genético respetivo) no afluente bruto e ao longo das etapas de tratamento de cada uma das ETAR do projeto, num total de cerca de 1.500 amostras analisadas. 

Verificou-se que as ETAR são eficientes na remoção da carga viral, especialmente na fase líquida (água), destacando-se a etapa de tratamento primário, seguida do tratamento biológico. Comprovou-se também que tratamentos subsequentes ao tratamento secundário podem aumentar a eficiência de remoção da carga viral.

Foi ainda analisada a correlação do SARS-CoV-2 com outros parâmetros microbiológicos no sentido de identificar novos biomarcadores para aferir, de forma expedita, a presença do vírus nas várias matrizes da água residual. 

O consórcio responsável pelo SARS Control é liderado pela AdP VALOR, empresa do Grupo AdP - Águas de Portugal, que se faz representar ainda pelas entidades gestoras de saneamento Águas do Algarve, Águas do Centro Litoral, Águas do Norte, Águas do Tejo Atlântico, SIMARSUL e SIMDOURO. Do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, participam o Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (representado por FCiências.ID, Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências), o Laboratório de Análises do Instituto Superior Técnico (LAIST) da Universidade de Lisboa, e o Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho (CEB/UMinho).

A monitorização efetuada no âmbito do projeto SARS Control confirmou que a evolução da carga de SARS-CoV-2 nas águas residuais afluentes às ETAR monitorizadas acompanhou, no mesmo período, as tendências de aumento ou diminuição da incidência de COVID-19 nas populações das regiões correspondentes, assim como as tendências de circulação das variantes de preocupação (alfa e delta) na comunidade. 

Estes resultados vêm reforçar a utilidade da epidemiologia baseada em águas residuais como ferramenta de monitorização complementar da evolução da pandemia, confirmando resultados de estudos anteriores, nomeadamente do projeto COVIDETECT, relativo à criação de um sistema de alerta precoce da circulação do vírus SARS-CoV-2 na comunidade através da análise das águas residuais, projeto realizado por um consórcio que reunia grande parte das entidades responsáveis pelo SARS Control.

Visando a sensibilização para a relevância do conhecimento da eficácia das barreiras sanitárias existentes nas ETAR e para o desenvolvimento de processos de monitorização expeditos e adequados, os principais resultados do SARS Control serão partilhados com entidades gestoras de sistemas de saneamento numa sessão em formato digital, no próximo 31 de março.

 

cid:image012.png@01D839F7.0F632210

 

Live Streaming

Inscrições aqui.

Programa

14h30 | Boas-vindas, António Eusébio, Presidente da Águas do Algarve  

14h40 | “SARS Control, uma visão global”, António Martins, Responsável do Departamento de Inovação e Desenvolvimento da Águas do Algarve

14h50 | “Metodologias analíticas e avaliação preliminar da presença de SARS-CoV-2 nas linhas de tratamento das ETAR monitorizadas”, Ricardo Santos, Responsável do Laboratório de Microbiologia de Águas do Laboratório de Análises do Instituto Superior Técnico

15h00 | “Análise de fármacos e sua relação com a incidência da pandemia”, Madalena Alves, Professora Catedrática no Departamento de Engenharia Biológica da Universidade do Minho 

15h10 | “Análise comparativa das diferentes soluções de tratamento na remoção de SARS-CoV-2”, Mónica Vieira Cunha, Professora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

15h20 | “Deteção de variantes e correlação de SARS-CoV-2 com outros parâmetros microbiológicos”, Ana Reis, Investigadora do cE3c

15h30 | “Avaliação do risco para a saúde pública da descarga e utilização de água para reutilização (ApR) e lamas”, Joana Pinto Coelho, Direção de Engenharia e Operação da AdP VALOR

15h40 | Perguntas & Respostas

16h00 | Intervalo

16h15 | Mesa-redonda sobre a Perspetiva das Entidades Gestoras envolvidas no projeto, moderado por Cristina Gonçalves, Responsável de Exploração da Águas do Norte

17h15 | Encerramento, Cristiana Barbosa, Administradora da Águas do Norte

 

cid:image014.png@01D839F7.0F632210