Reabilitação do Intercetor da Arrentela sem impactos na população e no ambiente

Método moderno de Reabilitação do Intercetor da Arrentela sem impactos na população e no ambiente em destaque no Seixal

Numa recente visita efetuada no final do junho à Empreitada que a SIMARSUL tem em curso para Reabilitação do Intercetor da Arrentela, no Seixal, destacou-se o método moderno que não recorre a abertura de vala para evitar constrangimentos à população e impactos ambientais.

A  Reabilitação do Intercetor da Arrentela visa eliminar as patologias e afluências indevidas existentes, através de um método diferenciado o “encamisamento contínuo”, solução também conhecida como CIPP – Cured in Place Pipe, em toda a sua extensão, e contempla ainda a reabilitação das 24 câmaras de visita do intercetor.

A reabilitação contínua do intercetor por este método  é feito através do encamisamento da tubagem hospedeira, com uma manga flexível resistente à corrosão, repondo as características hidráulicas e estruturais da conduta, sem necessidade de recorrer à abertura de vala e evitando todos os inconvenientes a ela associados. O resultado desta reabilitação é equivalente a um novo tubo, com uma vida útil superior a 30 anos.

Além das vantagens de ordem técnica, existem vantagens sociais e de ordem ambiental, inerentes ao próprio método de instalação sem abertura de vala. Nomeadamente a inexistência de juntas entre tubos, o que garante a estanquidade do sistema, eliminando a possibilidade de infiltrações e exfiltrações; a supressão de custos socias, não causando qualquer impacto; a economia de tempo e celeridade na resolução dos problemas; perturbação à superfície praticamente impercetível; interrupção de tráfego e desvios de trânsito praticamente desnecessários; a redução de ruído e de consumo energético, traduzindo-se num reduzido impacto na sociedade.

A “Empreitada de Reabilitação do Intercetor da Arrentela” foi adjudicada à MANVIA II Condutas, Lda, pelo valor de 287.465,50 euros e tem um prazo de execução de 210 dias.

O Intercetor Arrentela foi executado pelo Município do Seixal em 1989, pertence ao Subsistema do Seixal  e está localizado na margem direita da Baía do Seixal, no concelho do Seixal. Tem uma extensão de 960 metros e é constituído por manilhas de betão simples co de DN600. Esta infraestrutura está dimensionada para servir uma população de 8 085 habitantes equivalentes, para um caudal médio de 6.039 m³/dia.

Veja a reportagem aqui