Prosseguem investimentos em Palmela e Sesimbra para reabilitação de infraestruturas de saneamento

A SIMARSUL continua a trabalhar com empenho na realização das obras e atividades planeadas e que trazem benefícios às pessoas e ao ambiente, prosseguindo a bom ritmo os investimentos de reabilitação de infraestruturas de saneamento na região.

A  “Empreitada de Reabilitação e Substituição de Infraestruturas da SIMARSUL nos Municípios de Palmela e Sesimbra – Emissário de Palmela, Pinhal Novo Norte, Poceirão e Intercetor Quinta do Conde 2A” foi consignada a 22 de dezembro, estando atualmente a serem concluídas a sinalização e a montagem de estaleiro. 

O Adjudicatário é a empresa SADE - Compagnie Générale de Travaux d'Hydraulique, com a fiscalização a cargo da empresa  RIPÓRTICO - ENGENHARIA, LDA. O prazo de duração do contrato é de 210 dias e o valor da obra de 443.367,38 euros.

A empreitada irá desenvolver-se nos Municípios de Palmela e Sesimbra e inclui as seguintes intervenções:

- Reabilitação do Emissário de Palmela, na EN379, entre o km35+175 e o km35+350, através da substituição de um troço com extensão total de 154 metros;

- Ligação da Conduta Elevatória ao Intercetor da Quinta do Conde 2A, através da instalação de troço gravítico com uma extensão total de 16 metros;

- Execução do novo Emissário do Poceirão, com uma extensão de 727 metros. Esta intervenção permitirá desativar a Estação Elevatória (EE) Poceirão antiga e que se encontra já no seu fim de vida útil, conseguindo ganhos em termos de eficiência energética, aumentando a resiliência e a qualidade de serviço. A execução deste emissário permitirá ainda eliminar afluências indevidas de pluviais no sistema;

- Reabilitação do Emissário do Pinhal Novo Norte 1  e Desativação da EE Pinhal Novo Norte. Esta intervenção inclui a Reabilitação do Emissário do Pinhal Novo Norte 1, através da instalação um novo coletor gravítico, com uma extensão total de 277 metros, assim como a desativação da EE Pinhal Novo Norte.

O plano de investimentos em curso para reabilitação de equipamentos e de infraestruturas de saneamento da SIMARSUL permitirá melhorar o desempenho e a sustentabilidade das instalações reforçando o compromisso da melhoria contínua da qualidade do serviço essencial de saneamento prestado na região.

Até 2026, a SIMARSUL irá investir no seu Sistema Multimunicipal cerca de 32,4 milhões de euros em empreitadas no âmbito do plano de investimentos para o primeiro período tarifário 2017-2026.