Projeto ReLife com primeira reunião e visita técnica à ETAR da Quinta do Conde

SIMARSUL e Águas do Tejo Atlântico juntas na gestão eficiente da energia em contexto de economia circular.

No dia 23 de julho, a equipa do projeto ReLife – A Energia Recirculável, realizou a primeira reunião com visita técnica à ETAR da Quinta do Conde, na sequência do trabalho já desenvolvido e de reuniões anteriores com a Águas do Tejo Atlântico. O projeto ReLife pretende utilizar baterias usadas de veículos automóveis para armazenar energia renovável em instalações de tratamento de água, otimizando a gestão de energia e reduzindo o desperdício.

Na SIMARSUL, estão envolvidas no projeto as áreas de Inovação, da Direçao da Operação e da Direção de Engenharia, da Gestão de Energia e da Comunicação e Educação Ambiental. 

O projeto ReLife – A Energia Recirculável resulta da aprovação de um projeto conjunto da SIMARSUL e da Águas do Tejo Atlântico na área da economia circular, no âmbito do 1.º Concurso AdP Inovação Proativa. 

O projeto visa otimizar a gestão de energia renovável e reduzir o desperdício nas instalações de tratamento de água residual, reforçando o compromisso com práticas mais sustentáveis e eficientes. 

A primeira edição do Concurso AdP Inovação Proativa disponibilizou um fundo de 800 mil euros para o desenvolvimento de novos produtos, bens e serviços, com o objetivo de tirar partido da complementaridade entre empresas do Grupo Águas de Portugal, promover sinergias e criar, de forma colaborativa, conhecimento e soluções que reforcem a competitividade do Grupo AdP.