Premiadas Inovação e Performance Energética da SIMARSUL no Grupo AdP

Ideia Inovadora da SIMARSUL e performance PEPE recebem Prémios nas X Jornadas de Engenharia da AdP 

                                                                                                         

Ideia SIMARSUL “SIMbiose Industrial - de resíduo a mais valia” inova e arrecada Prémio AdP 100% Inovação

 

No âmbito da realização das X Jornadas de Engenharia do Grupo AdP - Águas de Portugal que teve lugar em Lisboa, no dia 22 de outubro, e que foram dedicadas a uma década a perspetivar o futuro, o “Prémio AdP 100% Inovação” na categoria Ideias foi atribuído à SIMARSUL.

O “Prémio 100% Inovação” é um concurso promovido pela Direção de Engenharia da AdP Serviços que tem por objetivo valorizar as iniciativas inovadoras no Grupo AdP, numa perspetiva de sustentabilidade, eficiência e melhoria contínua. Os prémios dividem-se em duas categorias distintas:​ “Ideias” e “Projetos já implementados“.

A ideia inovadora da SIMARSUL “SIMbiose Industrial - de resíduo a mais valia” foi a ideia premiada no âmbito do “Prémio AdP 100% Inovação”, na categoria ideias.

A ideia apresentada pela SIMARSUL assenta numa abordagem inovadora, na resolução do problema do tratamento e gestão das lamas desidratadas produzidas em ETAR, nomeadamente no que concerte à quantidade e qualidade de lama produzida, neste caso em particular na ETAR do Barreiro/Moita, dado que alguns dos afluentes industriais tratados nesta instalação possuem características que podem ser utilizadas de forma benéfica para este efeito.

A solução idealizada consiste na implementação de um sistema de afinação de lamas desidratadas que combina um sistema tradicional de tratamento por secagem solar com um aproveitamento do calor proveniente do efluente industrial.

O fator diferenciador da ideia passa pelo conceito de simbiose industrial, uma vez que se consegue implementar uma troca de fluxos que permite por um lado ajudar a instalação industrial a reduzir a temperatura do seu efluente, deixando de causar impacto na instalação de tratamento e, por outro lado, é disponibilizada uma fonte de calor externa que permite otimizar o processo de desidratação de lamas conseguindo-se, assim, uma mais-valia operacional que se enquadra no conceito vigente de economia circular.

Consegue-se, desta forma, uma colaboração entre empresas de diferentes setores, onde a troca de materiais e a partilha de energia residual permite gerar vantagens competitivas para ambos os intervenientes.

Ao trabalhador eng.ºJosé Pacheco da Direção de Operação, mentor da ideia e apresentador da candidatura, os nossos muitos parabéns!

 

Cumprimento do Plano PEPE da SIMARSUL Galardoado   

  

A SIMARSUL foi também uma das empresas galardoadas no decorrer das X  Jornadas com o Prémio PEPE, relativo ao período 2018/ 2019, pelo trabalho que tem sido desenvolvido na empresa no âmbito da eficiência energética e produção própria de energia.

O Prémio PEPE é uma iniciativa da AdP Energias e tem por base o Plano de Eficiência e Produção de Energia (PEPE). Este galardão é atribuído anualmente e visa reconhecer e valorizar o grau de execução deste plano, bem como incentivar uma dinâmica de implementação, das empresas do Grupo AdP no cumprimento das ações previstas no PEPE, para o período 2017 - 2020.

O grau de cumprimento do PEPE da SIMARSUL, a 30 de junho de 2019, foi de 4,37 (num máximo de 6, isto é, quando todas as ações e medidas incluídas no PEPE estiverem concluídas), e a dinâmica de implementação no 1.º semestre de 2019 foi de 1,90.

A titulo informativo, o grau de cumprimento médio do Grupo AdP (com 13 empresas) é nesse período de 4,31, e a dinâmica de implementação no 1.º semestre de 2019 foi de 0,91.