Plano de Igualdade de Género 2026 reforça compromisso com a equidade

O Plano de Igualdade de Género 2026 da SIMARSUL define ações concretas para assegurar oportunidades justas, prevenir discriminações e promover conciliação entre vida pessoal e profissional.

Celebra-se em outubro, no dia 24, o Dia Municipal para a Igualdade para consciencializar para a igualdade de género enquanto questão de Direitos Humanos e condição para o exercício efetivo e pleno da cidadania.Esta data convida à reflexão sobre a importância da igualdade de oportunidades e da promoção de ambientes de trabalho justos, inclusivos e equilibrados.

Neste contexto, a SIMARSUL divulga o seu Plano de Igualdade de Género 2026 que reforça o compromisso estratégico da SIMARSUL com a promoção da equidade e da inclusão no contexto profissional. Alinhado com a legislação nacional e com as políticas do Grupo Águas de Portugal, o documento define ações concretas para assegurar oportunidades justas, prevenir discriminações e apoiar a conciliação entre vida pessoal, familiar e profissional.

O Plano mantém a empresa como referência no setor ambiental, enquanto promove uma cultura de transparência, meritocracia e valorização das competências de todos os trabalhadores e trabalhadoras.

 

Áreas de intervenção e medidas

A igualdade de género é defendida como princípio estratégico, com medidas estruturadas em sete áreas principais: estratégia, missão e valores; acesso ao emprego; formação; condições de trabalho; parentalidade; conciliação da vida pessoal e profissional; e prevenção do assédio no trabalho.

O Plano garante que todas as vagas, processos de seleção e progressão de carreira respeitem critérios objetivos e não discriminatórios, promovendo equilíbrio de género, especialmente em cargos de chefia e decisão. Entre as ações destacam-se:

  • Formação, mentoria e coaching, com 100% de cumprimento das metas anuais
  • Regime híbrido e promoção do teletrabalho
  • Horários flexíveis
  • Apoio à parentalidade e benefícios para famílias com necessidades específicas

O sucesso destas iniciativas é monitorizado periodicamente, com os resultados publicados nos relatórios anuais, permitindo acompanhamento constante e ajuste das ações sempre que necessário.

 

Quadro de trabalhadores/as e resultados

A 31 de dezembro de 2024, a SIMARSUL conta com 125 trabalhadores e trabalhadoras ativos/as, dos quais 33 são mulheres (26%) e 92 são homens (74%). Cerca de 32% possuem ensino superior, evidenciando o elevado nível de qualificação da equipa.

Além da estrutura organizacional da SIMARSUL ser composta por 74% de homens,  relativamente às posições de chefia, 60% são ocupadas por mulheres, evidenciando o caminho já percorrido pela empresa na promoção da igualdade de oportunidades no trabalho e no emprego.

O diagnóstico realizado em 2025 confirma que a SIMARSUL cumpre os requisitos legais de representatividade de género, promovendo uma cultura de inclusão e transparência salarial, e garantindo mecanismos robustos de denúncia e prevenção de assédio.

Plano de Igualdade de Género 2026 posiciona a SIMARSUL como agente ativo na promoção da equidade, inovação social e sustentabilidade, consolidando o compromisso da empresa com as melhores práticas nacionais e europeias em gestão empresarial e ética.