NÃO PARAMOS, pela saúde pública e pelo ambiente
A pandemia COVID-19 afeta-nos a todos, pessoal e profissionalmente, e é um enorme desafio à resiliência de empresas e organizações, em especial àquelas que, como a SIMARSUL, desenvolvem atividades essenciais não passíveis de serem suspensas ou interrompidas.
Nesse contexto, a SIMARSUL desenvolveu e tem em execução um Plano de Contingência que integra medidas excecionais de gestão de risco para garantir a segurança e a fiabilidade dos nossos serviços de tratamento de águas residuais e a saúde dos nossos trabalhadores e trabalhadoras.
O Plano de Contingência COVID-19 da SIMARSUL identifica os processos, recursos humanos e meios técnicos críticos para a prossecução destes serviços essenciais, privilegiando o recurso ao mecanismo do teletrabalho/trabalho remoto, nos casos aplicáveis, e adotando medidas de prevenção e controlo para minimizar o risco de transmissão de infeção para aqueles cujas funções requerem a sua presença física no local de trabalho, visando uma resposta eficaz na minimização do impacto de potenciais riscos para a saúde dos nossos trabalhadores e trabalhadoras em qualquer das situações.
A minimização dos riscos de contágio é um objetivo principal, quer no que respeita aos nossos trabalhadores e trabalhadoras como aos nossos fornecedores, acionistas clientes e demais stakeholders, pelo que adotámos medidas e procedimentos, designadamente, para restrição de reuniões presenciais, alternativas ao atendimento presencial e regras de ocupação dos espaços de atendimento presencial quando inevitável, organização de turnos sem contacto pessoal, reforço de higienização dos postos de trabalho, constituição de equipas de reserva em isolamento para substituição em casos de necessidade, regras de ocupação e funcionamento de cantinas, refeitórios e outros espaços de utilização comum, entre outros.
O nosso Plano de Contingência define também a participação dos prestadores de serviços e fornecedores regulares e identificam as necessidades de materiais/produtos e eventuais aumentos temporários de reservas para obviar eventuais dificuldades na cadeia de fornecimento habitual, sendo atualizado sempre que necessário para acautelar eventuais ajustes que decorram da alteração de condições de operação no âmbito do Estado de Emergência em que nos encontramos.
Estamos cientes da nossa responsabilidade e os nossos trabalhadores e trabalhadoras estão empenhados em dar o seu melhor para garantir a continuidade dos serviços essenciais que prestamos às populações e às outras atividades essenciais.
Neste quadro de emergência nacional, reafirmamos o nosso empenho no cumprimento da missão de serviço público que nos está cometida e estamos totalmente disponíveis e alinhados com as necessidades da região e do País e dos nossos stakeholders, podendo em qualquer situação que considere relevante contactar o Grupo de Trabalho Contingência COVID-19, através do e-mail geral.simarsul@adp.pt.
Apostamos nesta fase nos meios de comunicação digital para os canais de contactos habituais, prevalecendo a segurança de todos durante esta época e de acordo com o plano de contingência implementado.
Neste contexto, informamos que os assuntos e contactos continuam a ser assegurados, quer por email como por telefone, e mantêm-se também operacionais os contactos gerais habituais da SIMARSUL através do e-mail geral.simarsul@adp.pt e do telefone 265 544 000.
Aproveitamos para desde já agradecer a compresssão de todos prestada no dia-a-dia.
Juntos asseguramos a continuidade do bem estar social. Não Paramos, pela Saúde Pública e pelo o Ambiente!