Mensagem do Dia Mundial do Ambiente reforçada na comunidade

O  Dia Mundial do Ambiente é celebrado este ano com o tema oficial  “Soluções para a poluição plástica" e apela a soluções globais para combater a poluição plástica, e para as quais as ações individuais têm um grande impacto.  

O ano 2023 marca o 50º aniversário do Dia Mundial do Ambiente, com a campanha   #CombataAPoluição. Mais informação aqui.

 

No âmbito das celebrações deste Dia, destacam-se algumas ações em curso na SIMARSUL.

 

  • Palestra na ETAR sensibiliza jovens da Moita para proteção dos oceanos e papel da SIMARSUL  

Em estreita articulação com a comunidade educativa, a empresa prossegue com parcerias de sensibilização ambiental para reforçar a mensagem junto da população para as boas condutas ambientais e para a importância da atividade da empresa na região e o seu papel na economia circular da água e na proteção do ambiente.  No dia 7 de junho a SIMARSUL promove, assim, mais uma ação de sensibilização no auditório da ETAR do Barreiro/Moita, para cerca de 48 alunos e professores do 12º ano da Escola Técnica Profissional da Moita no âmbito da  "Campanha de Sensibilização dos Oceanos” do projeto “Prova de Aptidão Profissional” de um discente do curso Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade da escola.

              

 

  • Visitas guiadas virtuais à ETAR para alunos no Barreiro

Complementarmente, a empresa disponibilizou recursos e promoveu a visita guiada virtual à ETAR do Barreiro/Moita para alunos  do ensino secundário do Agrupamento de escolas de Álvaro Velho, e  do Curso Profissional de Técnico de Análise Laboratorial, da Escola Secundária Alfredo da Silva, do Barreiro, para dar a conhecer a atividade da SIMARSUL, o seu contributo para preservar o ambiente, a saúde pública, as massas de água e como se podem valorizar e reutilizar os recursos resultantes do tratamento das ETAR - em particular a água residual tratada.

           

 

 

 

  • Embaixadores/as da água nas escolas dos nossos filhos/as no Seixal

No decorrer do início do mês de junho,  25 alunos do 3º ano da Escola Básica 1  de Paio Pires, no Seixal, irão receber a visita de uma das Embaixadoras  SIMARSUL para o  Valor da Água, para ficarem a conhecer o ciclo da água e as ETAR numa vertente mais lúdica, assim como as boas condutas para poupar água e o que não deitar nas sanitas e nos canos.

 

Sobre o Dia Mundial do Ambiente

O Dia Mundial do Ambiente foi instituído pela Assembleia Geral da  ONU - Organização das Nações Unidas,  no dia e 15 de dezembro de 1972, ao adotar a Resolução 2994 que designou o dia 5 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente durante a Conferência de Estocolmo. Foi a primeira vez que se organizou uma Conferência das Nações Unidas para falar sobre o meio ambiente com o objetivo principal de sensibilizar a população mundial a implementar práticas que ajudem a preservar o meio ambiente.

Como forma de assinalar este dia, todos os anos a ONU lança um tema que chama a atenção para uma preocupação ambiental urgente. Estas temáticas servem de ponto de partida para o desenvolvimento de várias ações de celebração do Dia Mundial do Ambiente no mundo.