Hastear oficial da bandeira “Praia Qualidade de Ouro 2025” destaca atuação da SIMARSUL na proteção ambiental

 

A excelência das águas balneares da Praia da Califórnia, em Sesimbra, foi reconhecida pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza com o galardão “Praia Qualidade de Ouro 2025”. A distinção reflete não só a elevada qualidade da água, mas também o trabalho consistente desenvolvido pelo Município de Sesimbra e pela SIMARSUL, entidade responsável pelo Sistema Multimunicipal de Saneamento de Águas Residuais da Península de Setúbal.

No dia 4 de julho decorreu uma das cerimónias oficiais de hastear da bandeira “Qualidade de Ouro 2025” para praias costeiras, realizada na Praia da Califórnia. Estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Francisco Jesus, o Presidente do Conselho de Administração da SIMARSUL, José Fialho, a representante da Quercus, Paula Nunes da Silva, bem como representantes da Agência Portuguesa do Ambiente, da Autoridade Marítima Nacional, da Capitania, da Saúde Pública, da Assembleia Municipal de Sesimbra, Câmara Municipal, Juntas de Freguesia, entre outros convidados.

Distinguida com o galardão “Praia Qualidade de Ouro 2025”, a Praia da Califórnia é uma das quatro zonas balneares do Município de Sesimbra reconhecidas este ano pela Quercus, confirmando a qualidade das águas balneares da região e o impacto positivo da gestão ambiental levada a cabo pelos parceiros locais.

A escolha desta praia para acolher uma das cerimónias de hasteamento oficial teve em consideração o trabalho articulado entre o Município e a SIMARSUL – empresa do Grupo Águas de Portugal –, responsável pelo tratamento das águas residuais urbanas na Península de Setúbal e pela restituição ao meio ambiente de água com a qualidade necessária à preservação dos ecossistemas marinhos e costeiros.

Na sua intervenção, o Presidente do Conselho de Administração da SIMARSUL,  José Fialho, destacou que “são 20 anos de SIMARSUL, sempre com uma parceria frutuosa e um caminho que nos deve orgulhar”, agradecendo “aos municípios acionistas e às equipas que trabalham diariamente, muitas vezes em condições duras, para garantir a qualidade do serviço prestado e o respeito pelo ambiente”.

Também Paula Nunes da Silva, em representação da Quercus, sublinhou que “estamos aqui hoje para celebrar o reconhecimento da qualidade de excelência das nossas águas balneares. Isso significa que as entidades envolvidas estão a cumprir bem o seu papel.”

O Presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Francisco Jesus, afirmou que "Ao longo dos anos, temos feito um trabalho contínuo de melhoria em todos os aspetos. A questão da qualidade da água é fundamental, mas não é a única: reflete também o investimento feito pela SIMARSUL ao longo destes 20 anos de parceria." Sublinhou ainda que "nada disto seria possível sem a colaboração de várias entidades aqui presentes: Capitania, Proteção Civil, Saúde Pública, entre outras." E concluiu com um agradecimento institucional: "Em nome da Câmara Municipal, agradeço a todas estas entidades, e em especial à SIMARSUL, pelo trabalho desenvolvido, sobretudo em praias urbanas, como é o caso da Praia da Califórnia."

No arranque da época balnear de 2025, a Quercus classificou, com base na informação pública oficial da Agência Portuguesa do Ambiente, um total de 426 praias com Qualidade de Ouro em Portugal (mais 6 do que em 2024), das quais 363 são praias costeiras, 49 são praias fluviais e 14 são de transição. Toda a informação está disponível em https://praiasouro.quercus.pt.

A campanha “Praias Qualidade de Ouro”, à qual a SIMARSUL volta a associar-se este ano, permite dar visibilidade a este galardão a nível regional e nacional. As bandeiras hasteadas nos municípios da área de intervenção da SIMARSUL são personalizadas com o logótipo da empresa, reconhecendo o seu contributo ativo na valorização dos territórios costeiros e na qualidade ambiental da região.

Com mais de duas décadas de atividade, a SIMARSUL afirma-se como um agente de transformação ambiental, promovendo uma gestão eficiente e sustentável das águas residuais, reforçando a resiliência das infraestruturas e contribuindo para a saúde pública, o equilíbrio ecológico e a sustentabilidade do território.