ESTAMOS A RECRUTAR - Técnicos/as Superior de Planeamento e Controlo de Gestão

A SIMARSUL – Saneamento da Península de Setúbal, S.A. pretende recrutar  TÉCNICOS/AS SUPERIOR DE PLANEAMENTO E CONTROLO DE GESTÃO  

O objetivo da função será assegurar a realização das atividades inerentes ao processo de Planeamento e Controlo de Gestão visando apoiar tecnicamente a formulação de estratégias e garantir a produção da informação relevante sobre o desempenho da empresa em todas as vertentes do negócio. Garantir a adequada informação e representação (quando solicitada) da empresa para o exterior, designadamente junto dos stakeholders.

 

PRINCIPAIS TAREFAS:

Planeamento e Gestão Orçamental

  • Colaborar na elaboração e nas atividades de controlo, de forma a identificar e analisar desvios, reportando o seu grau de cumprimento, bem como contribuir para as decisões de gestão e cumprimento de objetivos do Plano de Atividade e Orçamento da Empresa, propondo ações corretivas e pontos de melhoria, em articulação com as várias áreas de negócio.
  • Colaborar na atualização do Plano de Negócios da Concessão

Controlo de Gestão

  • Apoiar a análise e monitorização do desempenho da atividade da empresa, através da definição, em articulação com as unidades de negócio corporativas, de um conjunto de indicadores de gestão.
  • Atualizar os indicadores de gestão definidos.
  • Apoiar a manutenção e desenvolvimento de uma estrutura de contabilidade analítica e orçamental de acordo com as obrigatoriedades legais em vigor.

Análise da Performance/Desempenho

Em coordenação com todas as áreas da Empresa, manter e desenvolver indicadores que permitam avaliar e monitorizar regularmente o desempenho da Empresa, de forma a assegurar uma ferramenta de gestão fiável e contribuir para o bom desempenho da mesma. Assegurar a análise sistemática das variáveis e indicadores de desempenho da empresa.

Reporte

Garantir a disponibilização atempada e fiável de toda a informação necessária da empresa de forma a assegurar o cumprimento dos Deveres de Informação, nomeadamente:

  • Garantir a adequada e atempada informação de Controlo de Gestão de forma a permitir a correta leitura da situação económico/financeira da empresa;
  • Assegurar o reporte para o(s) acionista(s) e a terceiros, incluindo a resposta a inquéritos estatísticos;
  • Elaborar a análise económico-financeira das Atividades Complementares e Acessórias e efetuar o seu reporte anual à ERSAR;
  • Elaborar relatórios mensais para a gestão com informação do desempenho da atividade e indicadores chave do negócio, assegurando a qualidade dos dados e dos indicadores;
  • Elaborar o Relatório de Execução Trimestral;
  • Participar na elaboração do Relatório e Contas e de Sustentabilidade;
  • Gerir e acompanhar a regulação económica, incluindo o reporte de Contas ao regulador, designadamente as métricas.

Melhorias contínuas e melhores práticas

  • Assegurar as melhores práticas e exemplos entre as empresas, e análise à aplicabilidade de novas tecnologias ou ferramentas de gestão, na procura da obtenção de maiores eficiências e rentabilização na gestão da informação prestada;
  • Contribuir para a otimização e uniformização dos processos de trabalho da área e da empresa;
  • Colaboração no desenvolvimento e manutenção do Sistema de Controlo Interno e sistema de Avaliação de Risco Empresarial.

 

PERFIL PRETENDIDO:

  • Licenciatura em Gestão de Empresas/Economia ou outras similares.
  • Experiência profissional mínima de 3 anos em funções de meio empresarial, preferencialmente inserida em atividades de Planeamento e Controlo de Gestão, e ou em áreas financeiras.
  • Valoriza-se experiência profissional em regulação económica, “corporate ou project finance”.
  • Conhecimentos de Contabilidade Geral e Analítica, Planeamento e Controlo de Gestão e Análise Financeira.
  • Ms Office.
  • Conhecimento sólidos de SAP (requisito obrigatório).
  • Excelência de Serviço, na atuação e na promoção interna enquanto cultura.
  • Foco na melhoria contínua reconhecendo oportunidades face ao que existe e atuando em conformidade.
  • Comunicação e trabalho em equipa.
  • Responsabilidade Ambiental e Social.
  • Análise, julgamento e tomada de decisão.
  • Iniciativa e Proatividade.
  • Capacidade analítica e competências para gestão de diferentes tarefas e informações em simultâneo.
  • Gestão eficaz de prioridades e capacidade de análise crítica e atenção ao detalhe.
  • Forte sentido de responsabilidade, organização e autonomia.
  • Boas competências de comunicação, impacto e influência.

 

LOCAL TRABALHO:

Península de Setúbal.

Os/as candidatos/as interessados/as devem enviar a sua candidatura acompanhada por Curriculum Vitae até 10 dias após a publicação do presente anúncio para o endereço eletrónico: geral.simarsul@adp.pt com referência “Técnicos Superior PCG - SIMARSUL”.(M/F)”.