ESTAMOS A RECRUTAR - Técnico/a Superior de Segurança
A SIMARSUL – Saneamento da Península de Setúbal, S.A. pretende recrutar TÉCNICO/A SUPERIOR DE SEGURANÇA.
O objetivo da função será assegurar o cumprimento dos requisitos definidos na legislação relativamente à função de Técnico/a de Segurança, nomeadamente do Regime Jurídico da Promoção da Segurança e Saúde no trabalho (Lei 102/2009, de 10 de setembro, com as respetivas alterações e modificações).
Executar as atividades relativas ao acompanhamento e melhoria contínua do Sistema de Responsabilidade Empresarial de acordo com a estratégia definida, assegurando o cumprimento dos requisitos das normas de referência, dos requisitos legais e dos compromissos assumidos pela Administração, contribuindo para a otimização dos processos e qualidade do serviço prestado, especificamente na vertente de segurança no trabalho.
PRINCIPAIS TAREFAS:
- Assegurar e organizar as atividades inerentes aos Serviços Internos de Segurança no Trabalho, tomando as medidas necessárias para prevenir os riscos profissionais e promover a segurança e a saúde dos/as trabalhadores/as, zelando de forma continuada e permanente, pelo exercício das atividades em condições de segurança, tendo em conta os princípios gerais de prevenção, em particular:
a) Planear a prevenção, integrando a todos os níveis e, para o conjunto das atividades da empresa, a avaliação dos riscos e as respetivas medidas de prevenção;
b) Proceder a avaliação dos riscos, elaborando os respetivos relatórios;
c) Elaborar o plano de prevenção de riscos profissionais, bem como planos detalhados de prevenção e proteção exigidos por legislação específica;
d) Participar na elaboração do plano de emergência interno, incluindo os planos específicos de combate a incêndios, evacuação de instalações e primeiros socorros;
e) Colaborar na conceção de locais, métodos e organização do trabalho, bem como na escolha e na manutenção de equipamentos de trabalho;
f) Supervisionar o aprovisionamento, a validade e a conservação dos equipamentos de proteção individual, bem como a instalação e a manutenção da sinalização de segurança;
g) Desenvolver atividades de promoção da saúde;
h) Coordenar as medidas a adotar em caso de perigo grave e iminente;
i) Vigiar as condições de trabalho de trabalhadores/as em situações mais vulneráveis;
j) Conceber e desenvolver o programa de informação para a promoção da segurança e saúde no trabalho, promovendo a integração das medidas de prevenção nos sistemas de informação e comunicação da empresa;
l)Participar na conceção o programa de formação para a promoção da segurança e saúde no trabalho;
m) Assegurar ou acompanhar a execução das medidas de prevenção, promovendo a sua eficiência e operacionalidade;
n) Organizar os elementos necessários às notificações obrigatórias;
o) Coordenar ou acompanhar auditorias e inspeções internas;
p) Analisar as causas de acidentes de trabalho ou da ocorrência de doenças profissionais, elaborando os respetivos relatórios.
- Elaborar e rever a documentação relevante para o cumprimento dos requisitos das Normas de referência do SRS, com especial relevância para a área de SST.
- Identificar, registar e acompanhar não conformidades, oportunidades de melhoria, reclamações, ações preventivas, acidentes e incidentes.
- Realizar e acompanhar auditorias.
- Promover junto das Direções /Departamentos ou Áreas a identificação de perigos e avaliação de riscos a SST.
- Apoiar a definição de procedimentos de controlo operacional e a identificação de ações de minimização de riscos.
- Colaborar com as Direções/Departamentos ou Áreas na definição de objetivos e metas de SST e monitorizar o seu cumprimento de forma a reportar o desempenho global da empresa ao nível da segurança.
- Garantir a compilação dos dados necessários ao reporte sistemático das atividades de SST, de forma a assegurar o reporte à entidade competente, nos prazos estabelecidos.
- Apoiar as Direções/Departamentos ou Áreas na construção/otimização dos seus processos, das ferramentas necessárias ao controlo operacional interno e dos seus Prestadores de Serviços, com especial relevância para a área de SST.
- Identificar, analisar e promover a implementação dos requisitos legais e outros aplicáveis em matéria de segurança.
- Garantir o acompanhamento dos planos de ação.
- Elaborar e/ou compatibilizar os diversos e Planos de Segurança Internos.
- Planear e/ou coordenar a realização de simulacros de emergência e a divulgação dos seus resultados a todos/as os/as trabalhadores/as.
- Apoiar a divulgação junto dos/as trabalhadores/as, dos requisitos do sistema da segurança.
- Promover a identificação das necessidades de aquisição de EPI (de acordo com a avaliação de riscos efetuada).
- Colaborar no planeamento, elaboração, acompanhamento e implementação das ações de formação, informação e sensibilização necessárias para o SRS.
- Colaborar com a área dos Recursos Humanos no que respeita à Medicina no Trabalho, em matéria de segurança e saúde no trabalho.
- Dar cumprimento aos procedimentos e normas regulamentares em vigor.
- Realizar, com zelo, dedicação e espírito de colaboração, todas as tarefas atribuídas e garantir a boa utilização e preservação dos meios de trabalho disponibilizados para o exercício das atividades.
- Gerir os recursos materiais à sua responsabilidade, garantindo a prossecução da estratégia definida pela Empresa.
- Assegurar, sempre que necessário, o desempenho de outras funções e atividades, de acordo com orientações superiores.
PERFIL PRETENDIDO:
- Nível académico mínimo equivalente a Licenciatura (preferência por licenciatura pré-Bolonha ou Mestrado pós-Bolonha) em Engenharia do Ambiente, Engenharia Civil ou outro ramo científico adequado.
- CAP TSHST – Nível V ou VI.
- Experiência de, pelo menos, 5 anos em funções semelhantes.
- Experiência de, pelo menos, 2 anos em empresas associadas à atividade de saneamento.
- Experiência de, pelo menos, 1 ano em funções para empresas com atividades de risco elevado.
- Formação em Auditorias Internas.
- Conhecimentos de informática na ótica do utilizador: MS Office e conhecimentos ao nível de SAP e AUTOCAD.
- Rigor na análise, organização, execução das tarefas e cumprimentos dos prazos.
- Conhecimento da legislação e da regulamentação do setor.
- Carta de condução de ligeiros.
LOCAL TRABALHO:
Península de Setúbal.
Os/as candidatos/as interessados/as devem enviar a sua candidatura acompanhada por Curriculum Vitae até 5 dias após a publicação do presente anúncio para o endereço eletrónico: geral.simarsul@adp.pt com referência “TÉCNICO/A SUPERIOR DE SEGURANÇA (M/F)”.
Temos como referência a igualdade de oportunidades, pelo que acolhemos e valorizamos todas as pessoas, independentemente da raça, etnia, nacionalidade, religião, convicções políticas e ideológicas, idade, estado de saúde, género, identidade ou orientação sexual, visando, inclusive, a promoção da diversidade de pensamento e de experiências numa verdadeira cultura de inclusão e de representatividade e fortalecendo o sentido de pertença de cada pessoa que integre o Grupo AdP.