Empreitada SIMARSUL faz novas revelações sobre época dos Descobrimentos

SIMARSUL preserva património histórico e, no Ano Europeu do Património Cultural, o projeto de investigação de Sarilhos Grandes revela resultados inéditos sobre a Expansão Portuguesa e a história do contacto de Portugal com os povos de outros continentes.

No dia 27 de outubro foram apresentados no Montijo, pela equipa de investigadores e pela Câmara Municipal, os resultados dos achados arqueológicos do projeto de 10 anos de investigação da Necrópole de Sarilhos Grandes, decorrente da intervenção de uma empreitada da SIMARSUL em 2008 no Largo da Igreja de Sarilhos Grandes,  e que conduziu à descoberta de 21 enterramentos dos séculos XV-XVII. De entre os resultados apresentados existem vestígios da participção direta de sarilhenses na expansão marítima portuguesa para ocidente e oriente e novos dados sobre a época dos descobrimentos e do modo de vida de comunidades junto ao Tejo e da forma como participaram e foram influenciadas pelas trocas marítimas.

Os estudos bio arquelógicos aos esqueletos permitiram conhecer os hábitos alimentares daquela população revelando uma dieta equilibrada, de onde se destacam alguns parasitas relacionados com a ingestão de carnes , o consumo de batata, centeio, trigo, feijão, grão-de-bico entre outros vegetais bem como de crustáceos. Alguns destes achados, bem como o fungo Candida albicans, foram pela primeira vez identificados no território nacional.

"Foram exumados 21 esqueletos e a investigação bio arqueológica revelou dados interessantes a partir da região do abdómen de quatro indivíduos cuja janela temporal vai do século XV ao século XVII. Encontraram-se vestígios de alimentos de carne, vegetais, do arroz que foi introduzido pelos árabes na Península Ibérica no século VIII e também da batata proveniente da América.

Segundo Paula Pereira, que faz parte da equipa de arqueólogos, depreende-se que estas comunidades já tinham um mercado global de alimentos. O arroz proveniente da Ásia e introduzido pelos árabes na Península Ibérica no século VIII e a batata proveniente da América e que este estudo revela que chegou a Portugal mais cedo do que se estimava.

O primeiro registo oficial do envio de batata é de 1567 para consumo nas Canárias. Especula-se que a chegada à Europa Continental tenha ocorrido em 1570, pela mão dos espanhóis e em Portugal a data referida é de 1643. Dois dos corpos exumados revelam vestígios de amido e estão datados de 1324 a 1625.
Pretende-se agora aprofundar o projeto de investigação alargando a amostra da pesquisa e permitir recolher mais dados sobre a vida destas comunidades e a sua participação nos descobrimentos."   
Continuar a ler aqui

A exposição sobre os trabalhos arqueológicos realizados "Sarilhos Grandes entre dois mundos: o Oriente e o Ocidente" estará patente até 31 de dezembro na Galeria Municipal do Montijo e exibe um esqueleto, vários objectos encontrados nas escavações e informação pedagógica sobre a batata e outros alimentos e especiarias que foram novidade na expansão dos Descobrimentos. O recurso a um microscópio permite visualizar as amostras de bactérias, parasitas e restos alimentares que levaram aos resultados e contribuem para explicar o processo de investigação.

 

  

 

(Fotografias: Câmara Municipal do Montijo)

 

Perante os resultados apresentados a equipa de investigadores pode afirmar que  "tratam-se dos primeiros exploradores portugueses, as primeiras pessoas que participaram na diáspora, e que tiveram contacto tanto com o ocidente como com o oriente."

Saiba mais sobre os dados revelados na conferência e noticiados no programa da RTP "Portugal em Direto" clicando aqui em baixo (ao minuto 14:06):

 

Ao reconhecer a importância cultural do património histórico da Península de Setúbal, a SIMARSUL efetuou sempre que necessário o acompanhamento das suas empreitadas de saneamento para assegurar a preservação de achados arqueológicos decorrentes das suas obras na região, consciente da importância histórica, social, cultural e antropológica que os mesmos representam e como forma de valorizar este importante legado histórico.

Considerando a ligação da empresa à génese do projeto de investigação arqueológica de Sarilhos Grandes e a importância dos seus achados sobre o período da expansão portuguesa no Mundo, que contribuem com novos dados sobre a história do contacto de Portugal com os povos de outros continentes, valorizando e aprofundando as relações históricas e culturais com o Oriente, a SIMARSUL reitera a importância cultural desse património histórico da Península de Setúbal, manifestando desta forma e no âmbito da sua assumida conduta de responsabilidade social, o seu contributo para a sua preservação e divulgação.

Notícia anterior relativa à conferência e à inauguração da exposição "Sarilhos Grandes na Expansão Portuguesa e entre dois mundos: o Oriente e o Ocidente": aqui.