Dia Mundial do Saneamento celebrado na comunidade
SIMARSUL celebra 20 anos com conferência na Moita e ações ligadas ao saneamento e à sustentabilidade
A SIMARSUL dá continuidade às comemorações dos seus 20 anos com uma série de eventos que reforçam a relevância do saneamento básico e da preservação ambiental na Península de Setúbal. Na semana do Dia Mundial do Saneamento, a conferência que se realiza na Moita destaca-se como um momento importante para refletir sobre as duas décadas de avanços e os desafios futuros no setor.
Conferência na Moita: refletindo sobre avanços e desafios
Como parte do Ciclo de Conferências “20 Anos a Tratar o Futuro”, o evento na Moita reune especialistas, autarquias e a comunidade local para refletir sobre os impactos do trabalho da SIMARSUL na região da Península de Setúbal. Com foco na evolução do saneamento básico, os debates abordam desde a melhoria da saúde pública e da qualidade das águas residuais até aos desafios do futuro, como a adaptação às mudanças climáticas.
Esta conferência integra uma série de encontros realizados ao longo do ano em diferentes municípios, celebrando as duas décadas de esforços para a gestão eficiente dos recursos hídricos e a valorização do território.
A conferência dedicada às "Afluências Indevidas: Desafios e Oportunidades" é aberta ao público e visa promover um espaço de diálogo e reflexão, onde serão apresentados os desafios enfrentados ao longo dos últimos 20 anos, mas também onde se projetam soluções para garantir a continuidade de um saneamento eficaz e sustentável, alinhado às necessidades da população e aos objetivos ambientais globais.
Oficina “Monstros vs Aliens” sensibiliza futuras gerações
Complementando as ações da Semana do Dia Mundial do Saneamento, a SIMARSUL promove a oficina criativa “Monstros vs Aliens”, direcionada para as escolas da região. As crianças, ao participarem da dinâmica, têm a oportunidade de aprender sobre a importância da reciclagem, do cuidado com os resíduos e como estas práticas contribuem para a conservação dos recursos naturais.
Ao estimular a criatividade, a oficina visa não apenas informar, mas também envolver as crianças na construção de soluções para problemas ambientais, ajudando a formar uma consciência crítica desde cedo sobre as questões do saneamento e da sustentabilidade.
Este tipo de atividade integra as comemorações do Dia Mundial do Saneamento, reforçando o papel da educação ambiental como uma ferramenta essencial na mudança de comportamento e na promoção de hábitos sustentáveis que beneficiarão as futuras gerações.
Ação no Estuário do Sado promove a consciencialização ambiental
No passado dia 9 de novembro decorreu uma iniciativa de sensibilização ambiental no Estuário do Sado, em parceria com a Ocean Alive, que contou com a participação dos trabalhadores/as da SIMARSUL e dos seus familiares no âmbito da programação de atividades associadas ao Dia Internacional da Limpeza Costeira. O foco principal da ação foi a preservação dos ecossistemas costeiros, com ênfase na importância do Estuário do Sado para a biodiversidade local e o papel das suas pradarias marinhas.
Esta parceria, permitiu um trabalho conjunto para destacar o papel fundamental do estuário na regulação dos ecossistemas e na manutenção da qualidade da água, num dos maiores estuários de Portugal. Durante o evento, os voluntários tiveram a oportunidade de aprender sobre os impactos da poluição e a necessidade de adotar práticas sustentáveis para proteger este habitat natural e garantir a saúde dos recursos hídricos.
Com o apoio incansável dos voluntários presentes e de duas Guardiãs do Mar do projeto “Mariscar sem Lixo” da Ocean Alive, em apenas 1h30, cerca de 400kg de resíduos foram recolhidos evitando que contaminassem a água do estuário do Sado, nas margens da estrada de acesso à Eurominas, onde sapal e pradarias marinhas resgatam terreno ao lado de grandes pólos industriais.