Dia Mundial da Criança, do Ambiente e dos Oceanos celebrado na comunidade

Ações de Educação Ambiental assinalam Dia Mundial do Ambiente e Dias temáticos na região

 

O  Dia Mundial do Ambiente é celebrado este ano com o tema oficial  “Uma Só Terra" e alerta para a necessidade de se viver de forma sustentável em harmonia com a natureza, promovendo transformações rumo a estilos de vida menos poluentes e mais verdes.

 Em 2022, completam-se os 50 anos da Conferência de Estocolmo, que designou o dia 5 de junho como Dia Mundial do Meio Ambiente.    #DiaMundialDoMeioAmbiente porque temos #UmaSóTerra!                                                                         

No âmbito das celebrações do dia Mundial da Criança e do  Ambiente, destacam-se algumas ações em curso na SIMARSUL.

  • De 3 a 5 de junho o Município de Alcochete recebe as atividades do “Espaço Crianças SIMARSUL” na VII Feira da Saúde também dedicada ao Ambiente.

Em estreita articulação com os Municípios da área de intervenção da SIMARSUL, a empresa prossegue com o desenvolvimento de parcerias para a sensibilização ambiental. No âmbito das celebrações do dia da Criança e do Ambiente, o “Espaço Crianças SIMARSUL” marca presença com  atividades lúdicos-pedagógicas  na VII Feira da Saúde de Alcochete através da Torre Valor da Água da SIMARSUL, jogo da glória ambiental e puzzle gigante do ciclo da água entre outros materiais que reforçam a mensagem junto da população para as boas condutas ambientais e para a importância da atividade da empresa na região.

 

 

  • Sessões temáticas em direto para alunos

Complementarmente, no dia 8 de 9 de junho, a SIMARSUL promove mais uma ação online de sensibilização ambiental e uma visita guiada virtual à ETAR do Barreiro/Moita, por videoconferência, para cerca de 100 alunos do 7º ano do Agrupamento de Escolas de Santo André, no Barreiro. Na semana que se celebra o dia dos oceanos, apresentamos o ciclo urbano da água, o valor deste recurso e da sua gestão sustentável e a importância do tratamento das águas residuais urbanas para a proteção do ambiente, dos ecossistemas marinhos e da biodiversidade e para a adoção de comportamentos mais sustentáveis.

      

 

  • Embaixadores da água nas escolas dos nossos filhos/as 

Os 28 alunos e respetivos professores do 9º ano da Escola Fernando Lopes Graça do  Agrupamento da Parede, em Cascais, receberam em abril uma Embaixadora do Valor da Água para apresentar o ciclo da água, o funcionamento e o papel das ETAR para o ambiente e para a economia circular - " Na ETAR na se cria, tudo se transforma” – e relembrar as boas condutas ambientais. No decorrer do mês de junho será a vez de 22 alunos do 1º ano e 25 alunos do 2º ano receberem mais uma embaixadora na Escola Básica do Bairro Novo, no Seixal para ficarem a conhecer o ciclo da água e as ETAR numa vertente mais lúdica.

 

 

  • SIMARSUL e projeto KIDS Dive juntos pela Literacia do Oceano    

Kids dive 1 2500 2500O KIDS DIVE é um programa no âmbito da “Literacia do Oceano” que promove conhecimento do património natural que o oceano representa, em  particular o Parque Professor Luíz Saldanha, e pretende também alertar para o problema do lixo marinho. O Município de Sesimbra está a dinamizar desde abril de 2022 o projeto Kids Dive SSB 2022 (www.kidsdive.pt) que conta com a colaboração da SIMARSUL e é destinado a 60 alunos do 10.º ano das escolas públicas do concelho, das disciplinas de Biologia e Geologia do Curso de Ciências e Tecnologias. A SIMARSUL colabora com a disponibilização de materiais de educação ambiental sensibilizando para a importância da sua atividade na preservação dos ecossistemas das áreas costeiras e para a necessidade de preservar a biodiversidade e os seus habitats, apelando ao comportamento cívico da comunidade para prosseguir a sua atividade de tratamento e valorização de águas residuais para a sustentabilidade e bem-estar da população. Ler mais aqui

 

Sobre o Dia Mundial do Ambiente

O Dia Mundial do Ambiente foi instituído pela Assembleia Geral da  ONU - Organização das Nações Unidas,  no dia e 15 de dezembro de 1972, ao adotar a Resolução 2994 que designou o dia 5 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente durante a Conferência de Estocolmo. Foi a primeira vez que se organizou uma Conferência das Nações Unidas para falar sobre o meio ambiente com o objetivo principal de sensibilizar a população mundial a implementar práticas que ajudem a preservar o meio ambiente.

Como forma de assinalar este dia, todos os anos a ONU lança um tema que chama a atenção para uma preocupação ambiental urgente. Estas temáticas servem de ponto de partida para o desenvolvimento de várias ações de celebração do Dia Mundial do Ambiente.