Dia Mundial da Água

No âmbito das celebrações do Dia Mundial da ÁGUA,  dia 22 de março,  este ano com o tema oficial 
 Nature for Waterdestacam-se algumas  ações e  iniciativas, em curso e a realizar, e que contam com a participação da SIMARSUL.
 

 

  • BIOBLITZ  no Montijo, Quinta do Saldanha   –  25 de março

Conhece as espécies que vivem perto de si A SIMARSUL quer ajudá-lo a tornar-se um cidadão mais atento à biodiversidade, com o apoio de investigadores. Junte-se aos cientistas para inventariar a fauna e flora da Peninsula de Setúbal. Descubra como pode ser importante o seu papel no conhecimento da biodiversidade. Atividades para todas as idades, divertidas e educativas, que contribuem para o conhecimento e para a ciência!

–––> Clique aqui para mais informação sobre o programa e para incrições gratuitas

 

  • Participação na nova campanha corporativa o "Valor da Água" – estreia 22 de março em www.portaldaagua.pt.

Consulte aqui o guião.
 

  • Ações de sensibilização na Escola Básica n.º 2 da Moita  –  22 de março

Realização de sessões de sensibilização ambiental sobre o valor da água e o seu ciclo, intitulada “Na ETAR, como na natureza, nada se cria, nada de se perde, tudo se transforma…”, para 280 alunos de 13 turmas do pré-escolar e 1º ciclo na Escola Básica n.º 2 da Moita.
 

  •  Colaboração com a Eco Escola Tom da Terra e Escola EB1 de Alfarim, Sesimbra  – 22 de março

“Vem Conhecer uma ETAR e o Ciclo da Água” constitui o mote para atividades realizadas em parceria com os materiais lúdico-pedagógicos da SIMARSUL, para cerca de 40 alunos do pré-escolar.
 

  • ETAR da Quinta do Conde dá continuidade à parceria com Parque Ecológico da Várzea – ETAR integra E-book  “Oferta Educativa” do Parque Ecológico da Várzea

No âmbito de uma anterior parceria da SIMARSUL no projeto municipal de requalificação e valorização ambiental da zona ribeirinha do Rio Coina, junto à ETAR da Quinta do Conde foram criados dois espaços verdes, o Parque da Ribeira (inaugurado em setembro de 2013) e o Parque Ecológico da Várzea. Neste último, o Município de Sesimbra criou, para além de um espaço de lazer com a criação de circuitos pedonais que envolvem a ETAR, um espaço de hortas urbanas. É neste enquadramento que a ETAR continua a integrar o caderno com a oferta educativa do Parque Ecológico da Várzea, num vasto  programa de atividades e ações pedagógicas, através do percurso interpretativo do parque e de visitas à ETAR.
A participação da SIMARSUL neste projeto municipal inclui um conjunto de atividades complementares que possibilitam a promoção da  integração da ETAR da Quinta do Conde, uma vez que esta é uma das ETAR da empresa que possui maior envolvência urbana.

 

(clique nos links para aceder aos E-books)

- “Oferta Educativa”https://issuu.com/Animepaf.org/docs/oferta_educativa_caav
- “Da Arrábida ao Tejo”https://issuu.com/animepaf.org/docs/daaot_amostra

- “Fauna e Flora”https://issuu.com/Animepaf.org/docs/pev_fauna_flora_brochura2

 

  • Visitas às ETAR – março e abril

Visitas às ETAR de Quinta do Conde, Barreiro/Moita e Lagoa/Meco, num total de 363 visitantes do ensino escolar e universitário.
 

Sobre o Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU - Organização das Nações Unidas,  no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado à discussão e análise de diversos temas relacionados com este importante recurso natural – a água.
No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a "Declaração Universal dos Direitos da Água". Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população para a questão da água.