Contentor marítimo reforça compromisso sustentável e celebra dia Mundial da Terra

Contentor marítimo reutilizado reforça compromisso sustentável da SIMARSUL e celebra Dia Mundial da Terra.  

No âmbito do compromisso da SIMARSUL para a preservação dos recursos naturais, do ambiente e da sustentabilidade, e enquadrado nas celebrações do Dia Mundial da Terra, a empresa instalou recentemente um contentor marítimo reutilizado e transformado em portaria na ETAR Quinta do Conde, com o objetivo de controlar os acessos e melhorar as condições de segurança na Sede da empresa.

Com a adoção desta solução, a empresa pretende continuar a contribuir para a utilização sustentável dos recursos, assente no conceito estratégico da Economia Circular. Para assinalar esta ação será afixado o respetivo certificado de navegabilidade no contentor marítimo reutilizado.

O investimento global realizado para aquisição do contentor reabilitado e a sua implementação na ETAR da Quinta do Conde ascendeu a 31 mil euros e incluiu a laje para assentamento, as ligações às redes de abastecimento, saneamento, elétricas e de comunicações e a instalação de cancelas automáticas para controlo dos acessos.

A estrutura está equipada com wc simples e ar condicionado, sendo o próprio mobiliário interior reaproveitado de instalações desativadas da SIMARSUL, constituindo todo o conjunto uma única unidade com uma arquitetura e design modernos.

Este género de iniciativas não só contribuem para uma economia mais sustentável como materializam o “pensar global, agir local” no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

Ações de Educação Ambiental da SIMARSUL na Comunidade celebram Dia da Terra

A SIMARSUL reconhece a importância que a educação ambiental desempenha na preservação do planeta e no combate às alterações climáticas, através de uma educação climática transformadora, para a qual contribuem atividades que promovam uma maior consciência pública sobre a necessidade de preservar a natureza e os recursos do Planeta, e sem os quais a Humanidade não pode sobreviver.

Nesse âmbito, através da participação no Conselho Eco-Escolas da Esc. Sec. da Moita, e em articulação com o Município, a SIMARSUL retoma a itinerância da exposição da campanha “Superamigo – Lixo no esgoto, Não!” no dia 23 de abril na Moita.

Complementarmente, no dia 10 de maio, a SIMARSUL promove uma ação online de sensibilização ambiental e uma visita guiada virtual à ETAR do Barreiro/Moita, por videoconferência, para os alunos do 8º ano da Escola Básica de Azeitão.

 

Sobre o Dia Mundial da Terra

O Dia Mundial da Terra celebra-se a 22 de abril com o objetivo de promover a preservação do meio ambiente, tendo em vista um equilíbrio justo entre as necessidades económicas, sociais e ambientais das gerações presentes e futuras, assim como mobilizar os decisores políticos e a sociedade civil para a concretização de medidas que protejam o planeta. A origem da celebração da data remonta a 1970, tendo sido proclamada em 2019 pelas Nações Unidas para proteger a Terra e os seus ecossistemas, combater as alterações climáticas e a perda da biodiversidade.  O tema das celebrações em 2021 é “Restaurar a Terra”.  Mais informação aqui.