Conselho de Administração da SIMARSUL tem nova composição

A Assembleia Geral Extraordinária dos acionistas da SIMARSUL elegeu no dia  3 de fevereiro, os titulares dos  órgãos sociais da sociedade para o mandato 2025-2027. José Fialho assumiu a Presidência Executiva do Conselho de Administração da SIMARSUL e Dora Afonso assumiu o cargo de Vogal Executiva, mantendo-se em funções o Vogal Executivo João Luz e a Vogal não Executiva Rute Cesário.  João Oliveira Miguel foi nomeado novo Vogal não Executivo.

 

   [Da esquerda para a direita: José Fialho, Dora Afonso, João Luz,  Rute Cesário e João Oliveira Miguel]

 

José Fialho é um reconhecido gestor com 20 anos de experiência no Grupo Águas de Portugal. É licenciado em Engenharia do Ambiente – Ramo Sanitária- pela Faculdade Nova de Lisboa da Universidade Nova de Lisboa e pós-graduado em Contratação Pública pela Faculdade de Direito  da Universidade Católica Portuguesa. Desde 2004, é quadro do Grupo AdP onde iniciou funções como Diretor de Engenharia na SIMARSUL até 2014 e, desde então, foi Diretor de Engenharia na EPAL, até 2023. Antes de ingressar neste novo desafio assumiu também, desde 2023, o cargo de Vogal do Conselho de Administração da Águas de Santo André, S.A.

Dora Afonso é  licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa e diplomada em Direção de Empresas pela AESE – Business School. Detém 25 anos de experiência  jurídica no setor empresarial do estado, onde iniciou o desempenho de funções de assessoria jurídica em 1999 na Siderurgia Nacional S.A. Desde então, desempenhou diversas funções de assessoria e chefia nas Áreas Jurídica e de Pessoal, destacando-se a função de Diretora de Recursos Humanos e Assessoria Jurídica na Baía Tejo, S.A. de 2011 a 2021, tendo assumido de seguida, e até à presente data, a função de Diretora Jurídica no Arco Ribeirinho Sul, S.A. 

João Oliveira Miguel é um profissional do setor da água com 25 anos de experiência. Licenciado em Engenharia Agroindustrial pelo Instituto Superior de Agronomia – Universidade Técnica de Lisboa, integrou o Grupo Águas de Portugal em 2000, tendo já assumido diversas funções técnicas e de gestão em empresas do Grupo, com trabalho desenvolvido em soluções de gestão de lamas, resíduos de processo e nos projetos de ligação com os setores pecuário e agroindustrial, com foco na economia circular. É, desde 2020, Vogal do Conselho de Administração da AdP – Valor – Serviços Ambientais S.A. 

 

 

Atribuição dos Pelouros à Comissão Executiva constituída

Conforme deliberação do Conselho de Administração de 4 de fevereiro de 2025, que criou a Comissão Executiva, foi especialmente cometida a cada um dos seus membros com funções executivas a responsabilidade pelo acompanhamento de áreas funcionais, como segue.

Presidente Executivo: José Fialho

Coordenação geral e representação institucional externa, a promoção do desenvolvimento organizacional e empresarial, bem como a responsabilidade pelo acompanhamento corrente das seguintes áreas funcionais: Direção de Infraestruturas (Manutenção, Gestão de Ativos e Engenharia), Comunicação e Educação Ambiental, Planeamento e Controlo de Gestão, Secretário da Sociedade.

Administradora Executiva: Dora Afonso

Direção Administrativa e Financeira, Recursos Humanos e Apoio Jurídico.

Administrador Executivo: João Luz

Direção de Operação, Inovação, Sustentabilidade e Responsabilidade Social, e Sistemas e Tecnologias de Informação.

 

O Conselho de Administração, que agora inicia, tem como objetivos dar continuidade à valorização e ao bem-estar dos/as trabalhadores/as da Empresa e continuar a prestar um serviço de elevada qualidade aos parceiros municipais e aos demais clientes, deste serviço essencial para o ambiente, a biodiversidade, a valorização do território e para a população da Península de Setúbal.

A eficiência e a resiliência do sistema multimunicipal e a transição para a economia circular, através de investimento e da valorização dos produtos resultantes da atividade de saneamento, são prioritários na estratégia de desenvolvimento e inovação da Empresa.   

Focada numa agenda de gestão assente na integridade e mobilizadora de desenvolvimento e na melhoria das condições de trabalho, manter-se-á também comprometida com uma gestão participativa e representativa a todos os níveis, sem esquecer o foco na cultura de segurança, bem como na gestão de risco e antecipação e mitigação de contingências.

Entre as prioridades, destacam-se a continuação da permanente cooperação com os municípios na gestão de desafios e oportunidades, bem como o desenvolvimento de projetos com os promotores de atividades económicas e com a população, para que a SIMARSUL continue a fazer a diferença na vida das pessoas e no futuro da região.

A transparência, a defesa do interesse público e a defesa do interesse nacional serão também umas das marcas relevantes desta nova equipa de gestão da SIMARSUL.

Orgãos Sociais eleitos para o mandato 2025/2027 ver aqui.