Candidatura do Emissário Cárcamo Lobo recebe aprovação POSEUR condicionada a disponibilidade orçamental

No âmbito da empreitada de execução do Emissário de Cárcamo Lobo no Barreiro, cuja execução física se encontra à presente data terminada, a SIMARSUL apresentou em agosto, para financiamento da obra, uma candidatura ao Aviso de Concurso POSEUR-12-2022-02 para apresentação de candidaturas em regime de overbooking condicionado.

No passado dia 23 de setembro a referida candidatura n.º POSEUR-03-2012-FC-001575 foi objeto de decisão de aprovação condicionada a disponibilidade orçamental, por parte da Autoridade de Gestão do POSEUR.

O referido Aviso enquadra-se no Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos no eixo prioritário 3 "Proteger o Ambiente e Promover a Eficiência dos Recursos" do Fundo de Coesão, destinado à otimização e gestão eficiente dos recursos e infraestruturas existentes, garantindo a qualidade do serviço prestado às populações e a sustentabilidade dos sistemas, no âmbito do ciclo urbano da água.

Relativamente aos montantes da Decisão de Financiamento, a candidatura apresentada pela SIMARSUL tem um investimento elegível de 644 520,23 € e uma taxa de cofinanciamento associada de 85%.

Recorda-se que a empreitada em curso visa assegurar a recolha e o transporte de águas residuais, provenientes da bacia de drenagem de Cárcamo Lobo/Lavradio, através da construção de um emissário gravítico que permitirá ligar a rede em baixa à Estação Elevatória do Lavradio e que por sua vez conduzirá as águas residuais para tratamento adequado na ETAR Barreiro/Moita.

A construção do Emissário de Cárcamo Lobo contribuirá para uma melhoria significativa, no que respeita às condições de saneamento da área em questão, e permitirá obter importantes benefícios ao nível da proteção da saúde pública e do ambiente, eliminando focos de poluição e possibilitando, ainda, a desativação de um sistema elevatório da rede em baixa.


 

Projeto candidatado a cofinanciamento:

       Consulte a ficha de projeto aqui.