Artistas Marco Federado e Luis Santos pintam murais da Estação Elevatória do Samouco

A SIMARSUL associou-se às comemorações da Quinzena da Juventude de Alcochete promovida pelo setor de Juventude e Movimento Associativo da Câmara Municipal, para a realização de um trabalho artístico em graffiti. A Intervenção decorreu de 13 a 28 de março, e os jovens artistas locais de graffiti e arte urbana Marco Federado e Luis Santos, da AMOCA Associação, pintaram os murais da Estação Elevatória (EE) do Samouco.

O artista Marco Federado pintou o mural alusivo ao gaio, uma das muitas espécies da avifauna desta região. O mural intervencionado por Luis Santos retratou a ave guarda-rios e um casal de flamingos - uma espécie ícone das salinas do Samouco e da península de Setúbal.

Os murais intervencionados pelos jovens artistas retratam as aves do estuário do Tejo. A Estação Elevatória do Samouco passou a ser, assim, um marco artístico e mais um atrativo nesta importante zona ribeirinha de Alcocehte, com uma obra de forte ligação ao património natural e à biodiversidade deste concelho, e também, por isso, tão familiar à sua população.

A EE do Samouco integra o Subsistema de Saneamento do Seixalinho que inclui, além desta infraestrutura, mais três Estações Elevatórias, cerca de 6 km de emissários e condutas elevatórias e uma ETAR que serve os Municípios de Alcochete e do Montijo, com capacidade para tratar 13.500 m3 de águas residuais por dia, evitando a sua afluência sem tratamento ao estuário do rio Tejo e, permitindo, assim, preservar os ecossistemas da maior zona húmida portuguesa -  e o maior estuário da Europa ocidental – e dos quais dependem a sobrevivência de muitas espécies.

Alcochete e a Reserva Natural do Estuário do Tejo, com os seus sapais envolventes, áreas húmidas e salinas circundantes que albergam uma diversidade de espécies e aves aquáticas - tema do grafiiti - são o exemplo da importância da atividade de tratamento de águas residuais para a proteção do ambiente, dos recursos hídricos e para a preservação da biodiversidade e dos seus habitats na região.