Adjudicações de investimentos prosseguem a bom ritmo na região

INVESTIMENTO DE 2.6 MILHÕES DE EUROS NO AMBIENTE  PARA REFORÇAR A SUSTENTABILIDADE DAS INSTALAÇÕES E O COMPROMISSO DA MELHORIA CONTÍNUA DA QUALIDADE DO SERVIÇO ESSENCIAL DE SANEAMENTO NA REGIÃO

Prosseguem a bom ritmo os investimentos programados, tendo sido adjudicadas diversas empreitadas no passado mês de novembro. Foram adjudicadas as “Empreitada de Reabilitação no Âmbito do Período de Garantias da Empreitada de Conceção-Construção da ETAR Barreiro/Moita e do Sistema de Drenagem e Elevatório do Barreiro/Moita-Lote 1”, a “Empreitada de Reabilitação do Intercetor da Arrentela”  e o “Fornecimento, Montagem e Colocação em Serviço do Sistema de Telegestão da SIMARSUL".

A  “Empreitada de Reabilitação no Âmbito do Período de Garantias da Empreitada de Conceção-Construção da ETAR Barreiro/Moita e do Sistema de Drenagem e Elevatório do Barreiro/Moita-Lote 1” foi adjudicada ao Adjudicatário: Metalcário – Construções, Lda pelo valor de 1.199.944,02 euros e tem um prazo de execução de 240 dias.

No âmbito do período de garantias e das vistorias efetuadas para efeitos das receções definitivas das empreitadas, a presente empreitada visa a correção de anomalias da responsabilidade do Adjudicatário, nomeadamente ao nível dos elementos de construção civil. 

A ETAR do Barreiro/Moita está localizada no concelho do Barreiro, integra-se no Subsistema Barreiro-Moita, foi rececionada provisoriamente em 2012 e está dimensionada para servir 295 mil habitantes equivalentes e tratar um caudal de 65.000 m3/dia.

A “Empreitada de Reabilitação do Intercetor da Arrentela” foi adjudicada à MANVIA II Condutas, Lda, pelo valor de 287.465,50 euros e tem um prazo de execução de 210 dias.

A empreitada visa a reabilitação do intercetor Arrentela, a eliminação das patologias e afluências indevidas existentes, através do método de encamisamento contínuo, solução também conhecida como CIPP – Cured in Place Pipe, em toda a sua extensão, e contempla ainda a reabilitação das 24 câmaras de visita do intercetor.

O Intercetor Arrentela foi executado pelo Município do Seixal em 1989, pertence ao Subsistema do Seixal  e está localizado na margem direita da Baía do Seixal, no concelho do Seixal. Tem uma extensão de 960 metros e é constituído por manilhas de betão simples co de DN600. Esta infraestrutura está dimensionada para servir uma população de 8 085 habitantes equivalentes, para um caudal médio de 6.039 m³/dia.

O “Fornecimento, Montagem e Colocação em Serviço do Sistema de Telegestão da SIMARSUL“  foi adjudicado à CEGELEC Instalações e Sistemas de Automação. Lda., pelo valor de 1.099.404,28 euros e com um prazo de execução de 270 dias.

O objeto principal do contrato consiste no fornecimento, montagem e colocação em serviço do Sistema de Telegestão da SIMARSUL, de todos os componentes da intervenção, nomeadamente, entre outros, softwares e aplicações informáticas, equipamentos e materiais e de serviços de programação, configuração e parametrização, em conformidade com o projeto e especificações técnicas.

Com a implementação do Sistema de Telegestão, a SIMARSUL pretende dotar-se de uma infraestrutura informática industrial que garanta, não só uma gestão técnica eficaz e integrada, mas também uma gestão económica e estatística, sobre todas as instalações de saneamento em alta, constituintes do Sistema Multimunicipal da Península de Setúbal e que se encontram implantadas em todos os concelhos da Península de Setúbal. Proceder-se-á  à integração de instalações não monitorizadas/integradas, à requalificação dos sistemas de supervisão e automação local obsoletos e à implementação de uma base de dados de histórico que agregue, num único Sistema, todos os dados recolhidos das diversas instalações. Será formada uma plataforma única de gestão automatizada, robusta e confiável. A gestão técnica será feita pelo tratamento da informação em tempo real, ou quase real, proveniente das instalações remotas (unidades locais). A gestão estatística, realizada através da análise de dados históricos, permitirá, não só melhorar as condições técnicas e económicas de exploração, como também dar indicações sobre o tempo de utilização dos equipamentos, seu estado de funcionamento e fiabilidade, necessidades de expansão futura, ou outras informações que possam contribuir para um adequado planeamento e tomada de decisões sobre futuros investimentos.

O plano de investimentos em curso para reabilitação de equipamentos e de infraestruturas de saneamento da SIMARSUL permitirá melhorar o desempenho e a sustentabilidade das instalações reforçando o compromisso da melhoria contínua da qualidade do serviço essencial de saneamento prestado na região.

Até 2026, a SIMARSUL irá investir no seu Sistema Multimunicipal cerca de 32,4 milhões de euros em empreitadas no âmbito do plano de investimentos em curso para o primeiro e segundo quinquénio 2017-2026.