5 de junho - Dia Mundial do Ambiente

Tema de 2018  “Combater a Poluição Plástica” 

#WorldEnvironmentDay    #BeatPlasticPollution

 

Este dia foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972 com o objetivo de incentivar a consciência mundial para atuar na defesa do meio ambiente, servindo de mote a um conjunto de atividades promovidas no mês de junho que sensibilizam para o uso eficiente dos recursos, para a valorização dos resíduos e para a preservação da fauna e flora.  É a oportunidade para que todos percebam a sua responsabilidade na preservação do planeta e se poderem tornar agentes de mudança.

O tema deste ano recai no combate à poluição causada pelo plástico (Beat Plastic Pollution) e na forma de como podemos alterar a utilização do mesmo.

 

 

Conheça aqui a Estratégia Nacional (DURe)  «Repensar os Plásticos na Economia: Desenhar, Usar, Regenerar».

Na SIMARSUL destacam-se algumas das seguintes ações e  iniciativas, em curso e a realizar no âmbito das celebrações do dia Mundial do Ambiente.

 

 

Associação à Campanha Mundial para Redução de Plásticos  - Se não é reutilizável, recusa-o!

Sensibilizar para o flagelo mundial da poluição causada pelo plástico para uma tomada de ação individual e coletiva que mude hábitos e reduza a pegada plástica da humanidade são os objetivos desta campanha mundial.

Considerando que uma das metas para Portugal do PERSU 2020 (Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos) é também a da redução de 10% dos resíduos entre 2012 e 2020, fica o apelo para reduzir a utilização de plásticos descartáveis, em particular os copos e palhetas de café, bem como os copos para água, para diminuir a produção destes resíduos e a respetiva pegada ecológica.

 

 

 

 

 

 

 

Clique na imagem para assistir à mensagem do Secretário Geral da ONU – António Guterres

 

A Sanita não é lixo – Sensibilizar para as boas práticas.

A campanha “A Sanita não é Lixo” é a mensagem conjunta da SIMARSUL e da Águas do Tejo Atlântico  para reforçar a divulgação de boas práticas ambientais e sensibilizar para os problemas causados pela colocação indevida de resíduos no esgoto, nomeadamente os entupimentos da rede e a dificuldade dos próprios processos de tratamento das águas residuais, e que são essenciais para garantir uma devolução ambientalmente correta dos efluentes.

A campanha é  lançada inicialmente nos social media, pelo que contamos com a colaboração de todos na sua partilha.

 

 

 

 

 

 

 

 

Novo Centro de Educação Ambiental Água a 360º – ETAR do Barreiro/Moita participou do projeto

Este novo espaço, inaugurado no Dia Mundial do Ambiente, situa-se no edifício-Sede do Grupo AdP - Águas de Portugal, sendo composto por diferentes atividades interativas, onde os visitantes contactam e aprendem, de forma lúdica e com recurso à inovação tecnológica, sobre as diferentes dimensões da água.

A ETAR do Barreiro/Moita ficará na história da Educação Ambiental do Grupo AdP, pois foi a primeira ETAR do país a ser filmada em Realidade Aumentada 360º / 3D, integrando a  realização deste projeto “Água a 360º”.

Mais informação sobre o novo Centro disponível  aqui.

 

 

Atividade e Visita Temáticas: Seixal, o Património do Oceano - Convite “Limpeza de Praia na Ponta dos Corvos”, 9 junho

Integrado no programa de atividades do Município “Seixal – o Património do Oceano” a SIMARSUL e o Agrupamento 253  dos Escuteiros Marítimos do Seixal promovem a atividade de limpeza de praia na Ponta dos Corvos, para assinalar o dia Mundial dos Oceanos, aliando a vertente ambiental e a cultural, com o objetivo de sensibilizar para a importância do tratamento das águas residuais na preservação dos meios recetores, assim como as boas práticas de deposição de resíduos e o impacto do lixo costeiro nos ecossistemas marinhos e estuarinos.

Fazem também parte do programa a visita ao Moinho de Maré de Corroios, seguido de um passeio guiado à Ponta dos Corvos e ao património ambiental e cultural existente no concelho associado aos oceanos (antigos moinhos, secas de bacalhau, estaleiros de construção naval, ostreicultura, cais e embarcadouros, embarcações tradicionais).

Vem celebrar connosco os oceanos, traz a família e amigos! Porque “O mar não está para plásticos”.   #MaresLimpos

Entradas livres, sujeitas a inscrições. Para mais informações consultar o programa  anexo.

 

Visitas às ETAR – Junho

Visitas à ETAR da Quinta do Conde, num total de cerca de 250 visitantes do 2º e 3º ciclo do ensino, e integradas na oferta educativa do Parque Ecológico da Várzea, que inclui um vasto  programa de atividades e ações pedagógicas, através do percurso interpretativo do Parque e de visita à ETAR, composto por circuitos pedonais que envolvem a ETAR e o espaço de hortas urbanas.