25% da frota operacional da SIMARSUL já é 100% elétrica

Foram ontem entregues à SIMARSUL 8 veículos 100% elétricos que passaram a integrar a frota automóvel operacional. Este é um projeto apoiado pelo Fundo Ambiental ao abrigo da Estratégia Nacional para a Mobilidade Elétrica, que inclui ainda a instalação de 8 postos de carregamento próprios nas infraestruturas da empresa.
 
A cerimónia de entrega das viaturas elétricas às empresas gestoras de sistemas de abastecimento de água e de tratamento de águas residuais do Grupo Águas de Portugal, que decorreu esta quarta-feira, 3 de janeiro, em Águas de Moura, foi presidida pelo Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes e contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins e com o Presidente do Grupo Águas de Portugal, João Nuno Mendes.
 
Após o ato da entrega das chaves dos veículos elétricos aos representantes das 12 empresas do Grupo Águas de Portugal, a comitiva deslocou-se nos respetivos veículos até à ETAR da Quinta do Conde, tendo o Ministro do Ambiente efetuado o primeiro carregamento simbólico de um veículo 100% elétrico da SIMARSUL nos postos de carregamento aí instalados.
 
A integração destes veículos 100% elétricos na frota automóvel operacional da SIMARSUL irá permitir diminuir a pegada de carbono da empresa através da redução da emissão de gases com efeitos de estufa, em particular o CO2.

A introdução de veículos de baixas emissões é uma das medidas previstas no PEPE – Plano de Eficiência de Energia Elétrica 2020 do Grupo AdP, apresentado publicamente em maio passado, e um dos primeiros projetos apoiados pelo Fundo Ambiental ao abrigo da Estratégia Nacional para a Mobilidade Elétrica, e abrange, no caso da SIMARSUL, a aquisição de 8 veículos e a instalação de 8 pontos de carregamento, ficando dotadas de carregamento 4 infraestruturas da empresa, nomeadamente as ETAR da Quinta do Conde, do Barreiro/Moita, do Seixal e da Lagoínha.
 
A conversão dos veículos privilegia a substituição de viaturas afetas à operação com mais de 8 anos de idade média e com maior quilometragem, que produzem mais emissões de gases com efeito de estufa e têm maiores consumos de combustível.

Paralelamente à introdução de veículos de baixas emissões, será promovida, entre outras ações, a certificação energética da frota automóvel da empresa, a implementação de um sistema de georreferenciação e monitorização da frota e a formação dos seus trabalhadores para a ecocondução.

Nos próximos 3 anos a SIMARSUL pretende aumentar a sua frota automóvel operacional em veículos 100% elétricos por substituição de veículos de combustão a par de uma utilização permanente mais racional e sustentável dos percursos operacionais diários exequíveis, considerando as condicionantes de autonomia dos veículos elétricos.

 

Ler mais aqui.

Reportagem da RTP aqui (ao minuto 30:12)