22 de Maio - Dia Internacional da Biodiversidade

No ano em que se celebram 25 anos da Convenção da Diversidade Biológica, relembramos a riqueza natural ímpar da Península de Setúbal, a necessidade de preservar a sua biodiversidade e habitats e o importante contributo da SIMARSUL.

Investimento na proteção da Biodiversidade da Península

Ao longo de mais de uma década, os investimentos realizados no âmbito do tratamento de águas residuais e em capital natural na Península de Setúbal contribuíram para a preservação dos ecossistemas, e dos quais dependem a sobrevivência de muitas espécies, numa região onde se situam para além dos dois maiores estuários de Portugal – o Sado e Tejo, reservas naturais e de elevado valor ambiental, incluindo três Zonas Húmidas de Importância Internacional.

Conheça o Mapa da Biodiversidade da Península de Setúbal aqui  e os vídeos ambientais aqui

Inventariar para preservar –“Bioblitz” SIMARSUL contribuem para nova Estratégia Nacional

A campanha de sensibilização ambiental e de cidadania científica– “Bioblitz na Península de Setúbal” foi iniciada em 2017 com o objetivo de contribuir para uma estratégia de educação ambiental mais inclusiva envolvendo as empresas, as autarquias, os cidadãos e cientistas em prol do objetivo comum -  a preservação do ambiente e sua biodiversidade, dos quais dependem a vida.

Esta campanha da SIMARSUL enquadra-se na Estratégia da União Europeia para a Biodiversidade e contribui para a nova Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, recentemente publicada em DR, e em vigor até 2030 (ENCNB 2030), para “melhorar a conservação e promover o reconhecimento do património natural e fomentar a aproximação da sociedade aos valores naturais e da biodiversidade”. 

Saiba Mais

- Dia Internacional da Biodiversidade: Tem por objetivo alertar a sociedade para a conservação da diversidade biológica e foi proclamado em 1992 pelas Nações Unidas no dia 22 de maio, data em que foi adotado o texto final da Convenção da Diversidade Biológica.

- Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e da Biodiversidade para 2030 (ENCNB 2030): consulte a publicação no DR aqui

- Cinco espécies que lutam pela sobrevivência em Portugal: recorde aqui

- Campanha Bioblitz da SIMARSUL: mais informação aqui