Conselho de Administração da SIMARSUL tem nova composição

A Assembleia Geral Extraordinária dos acionistas da SIMARSUL elegeu no dia  3 de fevereiro, os titulares dos  órgãos sociais da sociedade para o mandato 2025-2027. José Fialho assumiu a Presidência Executiva do Conselho de Administração da SIMARSUL e Dora Afonso assumiu o cargo de Vogal Executiva, mantendo-se em funções o Vogal Executivo João Luz e a Vogal não Executiva Rute Cesário.  João Oliveira Miguel foi nomeado novo Vogal não Executivo.

 

   [Da esquerda para a direita: José Fialho, Dora Afonso, João Luz,  Rute Cesário e João Oliveira Miguel]

 

José Fialho é um reconhecido gestor com 20 anos de experiência no Grupo Águas de Portugal. É licenciado em Engenharia do Ambiente – Ramo Sanitária- pela Faculdade Nova de Lisboa da Universidade Nova de Lisboa e pós-graduado em Contratação Pública pela Faculdade de Direito  da Universidade Católica Portuguesa. Desde 2004, é quadro do Grupo AdP onde iniciou funções como Diretor de Engenharia na SIMARSUL até 2014 e, desde então, é Diretor de Engenharia na EPAL.   Antes de ingressar neste novo desafio assumiu também, desde 2023, o cargo de Vogal do Conselho de Administração da Águas de Santo André, S.A. (nota curricular aqui).

Dora Afonso é  licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa e diplomada em Direção de Empresas pela AESE – Business School. Detém 25 anos de experiência  jurídica no setor empresarial do estado, onde iniciou o desempenho de funções de assessoria jurídica em 1999 na Siderurgia Nacional S.A. Desde então, desempenhou diversas funções de assessoria e chefia nas Áreas Jurídica e de Pessoal, destacando-se a função de Diretora de Recursos Humanos e Assessoria Jurídica na Baía Tejo, S.A. de 2011 a 2021, tendo assumido de seguida, e até à presente data, a função de Diretora Jurídica no Arco Ribeirinho Sul, S.A. (nota curricular aqui).

João Oliveira Miguel é um profissional do setor da água com 25 anos de experiência. Licenciado em Engenharia Agroindustrial pelo Instituto Superior de Agronomia – Universidade Técnica de Lisboa, integrou o Grupo Águas de Portugal em 2000, tendo já assumido diversas funções técnicas e de gestão em empresas do Grupo, com trabalho desenvolvido em soluções de gestão de lamas, resíduos de processo e nos projetos de ligação com os setores pecuário e agroindustrial, com foco na economia circular. É, desde 2020, Vogal do Conselho de Administração da AdP – Valor – Serviços Ambientais S.A. (nota curricular aqui).

 

 

Atribuição dos Pelouros à Comissão Executiva constituída

Conforme deliberação do Conselho de Administração de 4 de fevereiro de 2025, que criou a Comissão Executiva, foi especialmente cometida a cada um dos seus membros com funções executivas a responsabilidade pelo acompanhamento de áreas funcionais, como segue.

Presidente Executivo: José Fialho

Coordenação geral e representação institucional externa, a promoção do desenvolvimento organizacional e empresarial, bem como a responsabilidade pelo acompanhamento corrente das seguintes áreas funcionais: Direção de Infraestruturas (Manutenção, Gestão de Ativos e Engenharia), Comunicação e Educação Ambiental, Planeamento e Controlo de Gestão, Secretário da Sociedade.

Administradora Executiva: Dora Afonso

Direção Administrativa e Financeira, Recursos Humanos e Apoio Jurídico.

Administrador Executivo: João Luz

Direção de Operação, Inovação, Sustentabilidade e Responsabilidade Social, e Sistemas e Tecnologias de Informação.

 

O Conselho de Administração, que agora inicia, tem como objetivos dar continuidade à valorização e ao bem-estar dos/as trabalhadores/as da Empresa e continuar a prestar um serviço de elevada qualidade aos parceiros municipais e aos demais clientes, deste serviço essencial para o ambiente, a biodiversidade, a valorização do território e para a população da Península de Setúbal.

A eficiência e a resiliência do sistema multimunicipal e a transição para a economia circular, através de investimento e da valorização dos produtos resultantes da atividade de saneamento, são prioritários na estratégia de desenvolvimento e inovação da Empresa.   

Focada numa agenda de gestão assente na integridade e mobilizadora de desenvolvimento e na melhoria das condições de trabalho, manter-se-á também comprometida com uma gestão participativa e representativa a todos os níveis, sem esquecer o foco na cultura de segurança, bem como na gestão de risco e antecipação e mitigação de contingências.

Entre as prioridades, destacam-se a continuação da permanente cooperação com os municípios na gestão de desafios e oportunidades, bem como o desenvolvimento de projetos com os promotores de atividades económicas e com a população, para que a SIMARSUL continue a fazer a diferença na vida das pessoas e no futuro da região.

A transparência, a defesa do interesse público e a defesa do interesse nacional serão também umas das marcas relevantes desta nova equipa de gestão da SIMARSUL.

Orgãos Sociais eleitos para o mandato 2025/2027 ver aqui.