Hastear Nacional da bandeira "Praia com Qualidade de Ouro" 2024 estreia-se na Península de Setúbal
SIMARSUL e Município de Setúbal veem reconhecido trabalho desenvolvido na área do ambiente e do tratamento de águas residuais.
A excelência das águas balneares da Praia da Figueirinha, em Setúbal, é reconhecida pela Quercus com o galardão “Praia de Qualidade de Ouro 2024” que reconhece a sua excelente qualidade e o trabalho desenvolvido pelo Município de Setúbal na área do ambiente e da SIMARSUL, entidade responsável pelo Sistema Multimunicipal de Saneamento de Águas Residuais da Península de Setúbal.
No dia 26 de junho decorreu a primeira cerimónia nacional de hastear da bandeira “Qualidade de Ouro 2024” para praias costeiras, realizada na Praia da Figueirinha, em Setúbal. No evento, estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, a Presidente da Quercus, Alexandra Azevedo, o Presidente do Conselho de Administração da SIMARSUL, Francisco Narciso, a Administradora Regional da Região Hidrográfica do Alentejo, da Agência Portuguesa do Ambiente, Liliana Guiomar, o Capitão do Porto de Setúbal, Marco Augusto e representante do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, entre outros convidados para o hasteamento do galardão.
Distinguida com a bandeira “Praia de Ouro 2024”, a Praia da Figueirinha é uma das quatros zonas balneares do Município de Setúbal galardoadas este ano pela Quercus, confirmando a excelente qualidade das suas águas balneares. O Município de Setúbal aproveitou para hastear também duas outras bandeiras. A azul, que é atribuída pela Fundação para a Educação Ambiental, atesta a qualidade ambiental, segurança e bem-estar, e a bandeira de Praia Acessível certifica que tem as condições de acesso e fruição para pessoas com mobilidade reduzida.
A escolha desta praia para acolher uma das cerimónias de hasteamento oficial da bandeira “Praia de Ouro 2024” teve em consideração o trabalho desenvolvido pelo Município de Setúbal na área do ambiente e da SIMARSUL – empresa do Grupo Águas de Portugal - entidade responsável pelo Sistema Multimunicipal de Saneamento de águas residuais da Península de Setúbal e fundamental para restituir ao ambiente marinho a água com a qualidade necessária à manutenção dos ecossistemas.
Para a melhoria da qualidade das praias de Setúbal, e das águas em particular, têm contribuído o trabalho e o investimento da SIMARSUL - “Esta empresa tem tido um papel importante para estes indicadores da qualidade da água”, referiu Marcos Bartilotti, representante da Quercus.
No arranque da época balnear de 2024, a Quercus classificou, com base na informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente, um total de 420 praias com Qualidade de Ouro em Portugal (mais 26 do que em 2023), das quais 349 são praias costeiras, 61 são praias fluviais e 10 são praias de transição. Toda a informação sobre as Praias Qualidade de Ouro 2024 pode ser consultada aqui.
A campanha “Praias Qualidade de Ouro” a que a SIMARSUL se volta a associar este ano com a Quercus, permite promover este galardão a nível regional e aumentar o seu reconhecimento naquele que é um importante destino balnear português. Como tal, as bandeiras “Qualidade de Ouro 2024” a serem hasteadas nas praias dos municípios da Península de Setúbal, da área de intervenção da SIMARSUL, serão personalizadas com o logótipo da SIMARSUL, na qualidade de parceiro desta iniciativa a nível regional. Na região são este ano nove o total de praias galardoadas, nomeadamente as praias da Figueirinha, Galapinhos, Galapos e Portinho da Arrábida em Setúbal, e as praias das Bicas, Lagoa de Albufeira-Mar, Moinho de Baixo-Meco, Ouro e Califórnia em Sesimbra.
Na sua intervenção, o Presidente da SIMARSUL referiu que “estes são momentos de reconhecimento que assumem particular simbolismo e satisfação para todos nós, e em particular para todos os colegas que diariamente e continuamente asseguram um conjunto de rotinas, pelo que são para eles as primeiras palavras de agradecimento pela sua dedicação. São também de agradecimento ao Município e à comunidade porque, para chegarmos a este desempenho em prol do ambiente e da manutenção dos ecossistemas, há uma participação bem mais alargada que importa relevar e renovar, já que, e como acrescentou, "manter a qualidade das águas é um desafio permanente e alargado porque tem a ver com o comportamento de todos”.
No momento em que a SIMARSUL assinala os seus 20 anos de serviço público na região, Francisco Narciso considera que "fica mais uma vez evidente, que não só temos um histórico que muito contribuiu para alterar o panorama do desempenho ambiental no nosso país, como estamos muito comprometidos com o futuro, aumentando a segurança hídrica, a resiliência das infraestruturas de serviços essenciais, acelerando a economia circular da água e ação pelo clima, ambições que concretizam o nosso propósito de fazer a diferença na vida das pessoas, incentivando a inovação em prol de um futuro mais sustentável. Por isso o nosso lema “20 Anos a tratar o Futuro.”