Capacitação de vitivinicultores recebe contributo SIMARSUL sobre tratamento de águas residuais
A SIMARSUL participou, através de vídeo, no dia 31 de outubro, numa ação de capacitação dedicada ao tratamento de águas residuais, dirigida aos vitivinicultores da Freguesia de Poceirão e Marateca. A intervenção foi apresentada pela Diretora de Operação, Cristina Santos, em representação da empresa.
A iniciativa, promovida pela ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, integra um projeto desenvolvido para a Câmara Municipal de Palmela, centrado na circularidade dos recursos no setor vitivinícola. O projeto inclui ações de formação, palestras e visitas a boas práticas, dirigidas aos produtores de uva e de vinho da freguesia, com enfoque em temas relacionados com a economia circular.
No vídeo apresentado pela SIMARSUL, foi também partilhado o projeto conjunto desenvolvido com a Casa Ermelinda Freitas, apresentado como exemplo de boa prática bem-sucedida no setor, a que se juntou o testemunho presencial da Dra. Leonor Freitas. Esta parceria, criada para responder aos impactos das afluências indevidas no subsistema de saneamento de Águas de Moura provenientes do setor agroindustrial, permitiu reforçar a eficiência da ETAR de Águas de Moura e contribuir para a eficiência hídrica dos processos produtivos da Casa Ermelinda Freitas, valorizando o recurso água e melhorando a qualidade da água do estuário do Sado.
A gestão da água foi um dos temas em destaque na sessão, refletindo o interesse dos produtores em identificar soluções técnicas e infraestruturais que permitam o tratamento das águas residuais das explorações e, sempre que possível, a sua reutilização no processo produtivo.
A ação contou ainda com o envolvimento da Câmara Municipal de Palmela, da AVIPE – Associação de Viticultores do Concelho de Palmela e da Casa Ermelinda Freitas, promovendo a partilha de experiências e a reflexão sobre as possibilidades de replicação de boas práticas na região.


.