Investimento de cerca de 720 mil euros reforça sustentabilidade ambiental no Seixal

SIMARSUL assina consignação de empreitada para reabilitação do intercetor de águas residuais no Parque Agrícola da Quinta da Princesa, para melhorar a capacidade de resposta da rede de drenagem às exigências do crescimento urbano e às alterações climáticas.

 A SIMARSUL  assinou esta segunda-feira, 7 de abril, o auto de consignação da "Empreitada de Execução da Reabilitação de Infraestruturas de Drenagem e Elevação do Subsistema da Quinta da Bomba – Intercetor Fanqueiro – Fase 1", cuja obra representa um investimento de 718.835,95 euros e tem um prazo de execução de 270 dias.

O ato teve lugar nos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal e contou com a presença do Presidente do Conselho de Administração da SIMARSUL, José Fialho, do Diretor Geral da empresa adjudicatária SADE - Compagnie Générale de Travaux d'Hydraulique, Fabien Gonçalves e do Presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, acompanhado de representantes do Município.

A intervenção a realizar irá abranger a reabilitação do Intercetor do Fanqueiro, no troço compreendido entre a Estação Elevatória Talaminho e a Estrada Nacional 10, na freguesia da Amora, nomeadamente no Parque Agrícola da Quinta da Princesa. A obra visa modernizar uma infraestrutura crítica de escoamento de águas residuais, melhorando a capacidade de resposta da rede de drenagem às exigências do crescimento urbano e às alterações climáticas.

Esta empreitada insere-se num conjunto de investimentos e numa estratégia mais ampla de modernização e resiliência das infraestruturas de saneamento do concelho, promovendo a eficiência, a proteção da saúde pública e a melhoria das condições ambientais. Os trabalhos estão calendarizados para decorrer entre abril e dezembro de 2025.

Durante este período, a SIMARSUL apela à compreensão e colaboração da população, reconhecendo eventuais transtornos, mas reforçando os benefícios duradouros da intervenção.

A colaboração da população é também fundamental para obviar obstruções e sobrecarga nos sistemas, sendo crucial que todos os cidadãos adotem boas práticas, como não lançar toalhetes, resíduos sólidos ou óleos nos esgotos, e prevenir afluências indevidas de águas pluviais ou contaminantes. Apenas com essa colaboração será possível preservar a eficiência e funcionalidade das redes de saneamento, assegurando o sucesso dos investimentos realizados, promovendo um ambiente mais saudável para todos e protegendo a saúde pública.

“Este é mais um passo no esforço contínuo da SIMARSUL para garantir uma rede de saneamento moderna, eficiente e sustentável, que acompanhe o crescimento do território e assegure o bem-estar das populações”, afirmou o Presidente da SIMARSUL, José Fialho, durante a sua intervenção.

A sessão terminou com um agradecimento aos participantes e parceiros, reiterando o compromisso da SIMARSUL com o ambiente e a qualidade de vida no Seixal, prosseguindo a sua missão de serviço público, em estreita articulação e parceria com o Município, com o propósito de fazer a diferença na vida das pessoas.